O PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO: DIDÁTICA SIM OU NÃO?
Resumo
Este texto traz reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de pós-graduação stricto sensu, bem como sobre as implicações que tal processo tem na formação do indivíduo nesse grau de escolarização, principalmente em sua função de professor de ensino superior. O material empírico foi obtido por meio da observação de uma sala de aula de pós-graduação de um programa da área de Ciências Humanas em uma universidade pública. A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu foram analisados: os programas de pós-graduação no campo universitário como microcosmos com uma formatação específica derivada de uma dependência científico-cultural de modelos estrangeiros e de uma exigência voltada para a produtividade que influencia e subjuga o aspecto pedagógico; a estrutura objetiva das relações entre as posições ocupadas pelos agentes concorrentes no campo, investindo na dominação e poder simbólicos desse espaço social e o habitus dos agentes, enquanto diferentes sistemas de disposições incorporados e que delimitam as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes que, portando um habitus professoral específico, tem conformado a docência em nível de pós-graduação, em muitos casos, a partir de um modelo fixista, sem variações de estratégias didático-metodológicas, utilizandose de aulas expositivas com a predominância de um modelo pedagógico diretivo. Aponta-se a necessidade de repensar a prática pedagógica dos professores de pós-graduação com a inclusão da reflexividade no habitus professoral, como um componente que auxilia, sistematicamente, a reconstrução da prática com o compromisso da formação e da educação, também nesse nível de escolarização.Downloads
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Publicado
2018-12-11
Como Citar
de Medeiros, C. C. C. (2018). O PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO: DIDÁTICA SIM OU NÃO?. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3566
Edição
Seção
Artigos