REDES DE CONVERSAÇÕES COMO UM MODO SINGULAR DE REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
Busca focalizar a formação contínua de professores fundada na dimensão da conversação para a recriação de saberes e fazeres da escola como uma comunidade cooperativa e compartilhada. Essa formação é concebida, entre outras, por meio das categorias de inteligência coletiva, trabalho imaterial, produção de subjetividade, como elementos articuladores de práticas educativas que, ao resgatarem no cotidiano da escola o compartilhar de experiências, reinventam as relações escola-comunidade. Parte do pressuposto de que, se o poder constrói também valor de baixo para cima, se ele transforma o valor de acordo com o ritmo daquilo que é comum a todos, então é óbvio que nele reside uma força expansiva além da medida e, nesse sentido, possibilita pensar os processos de formação contínua de professores como redes de conversações, o que ressalta sua dimensão de uma rede de trabalho cognitivo, lingüístico e afetivo. Foca a abordagem metodológica do estudo na dimensão genealógica, utilizando-se as conversações como uma tática da discursividade local. Acompanha os fluxos das conversações tecidas em redes de subjetividades compartilhadas, ao longo do ano de 2006, em 15 encontros quinzenais, totalizando 30 horas de compartilhamento das vivências com o cotidiano escolar dos professores e equipe técnico-administrativa de uma escola de ensino fundamental. Indica como resultado que as redes de subjetividades compartilhadas, colocadas nas conversações como dores e esperanças, expressaram a pulsação do humano, ou seja, dos “possíveis” pela troca, pela escuta, pelo enfrentamento, como formas de agenciamento de um corpo político de outra ordem ou natureza. Aponta que, para avançar, esse corpo político deverá se manifestar buscando viver as situações e, dentro delas, procurando produzir pela criação e experimentação. Conclui-se pela presença nas conversações de potencialidades de uma nova forma de ser e estar comunidade escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-11
Como Citar
Carvalho, J. M. (2018). REDES DE CONVERSAÇÕES COMO UM MODO SINGULAR DE REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3572
Edição
Seção
Artigos