AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E OS PROCESSOS COMUNICATIVOS NA INTERFACE HOMEM/MEIO AMBIENTE

Autores

  • Ricardo Duarte Gomes da Silva Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar considerações acerca de observações e pesquisas em torno da interface homem (urbano e rural)/meio ambiente a partir de Duarte (2005), a partir da última análise da tese da ciência das redes desenvolvida pelo físico húngaro Lászlo-Barabási (2001). O artigo procura demonstrar as etapas principais de evolução da relação homem/meio ambiente, na direção de uma compreensão sobre as tecnologias da informação e os valores simbólicos nos processos comunicativos enquanto mediadores dessa interface na contemporaneidade. As características da sociedade da informação, como a descentralização e a comunicação participativa, contribuem para a formação de uma rede social de pessoas na relação cidade-campo que, em alguma medida, condiciona a interface homem/recursos naturais. Considera-se, ao final, que as tecnologias da informação e os processos comunicativos estariam no cerne da problemática, na medida em que seria no eqüilíbrio dessas relações – na forma de lidar com o meio ambiente – que reside a ameaça à espécie humana. Sugere-se, então, repensar em primeiro lugar como lidamos com a natureza para, em um segundo momento, pensar a melhor maneira de aprimorar os artefatos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Duarte Gomes da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Curso de Comunicação Social do DAH/UFV, Mestre em Administração Rural pela UFPE (1994) e Mestre em Comunicação Rural, UFRPE (2002)

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

da Silva, R. D. G. (2018). AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E OS PROCESSOS COMUNICATIVOS NA INTERFACE HOMEM/MEIO AMBIENTE. Revista De Ciências Humanas, 1(6). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3578

Edição

Seção

Artigos