Juventude e política na experiência de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro

Autores

  • Antonio Teixeira de Barros Centro de Formação da Câmara dos Deputados
  • Lúcio Meireles Martins Centro de Formação da Câmara dos Deputados

Resumo

Este trabalho analisa os impactos do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa de simulação parlamentar juvenil da Câmara dos Deputados brasileira, tendo como referência um teste de duas hipóteses. A primeira avalia se a experiência interferiu na confiança política e a segunda examina se o PJB estimulou o engajamento e a participação política dos jovens. O estudo resulta de pesquisa concluída em 2014, baseada em levantamento do tipo survey, com questionário aplicado on-line aos egressos das edições de 2004 a 2013 (10 eventos). As conclusões confirmam as duas hipóteses testadas empiricamente. Fica evidente nos resultados da pesquisa um aumento expressivo no nível de confiança e de engajamento político dos egressos do PJB, com destaque para a participação político-partidária. Conclui-se ainda que se trata de um público diferenciado do eleitorado jovem em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Centro de Formação da Câmara dos Deputados

Doutor em Sociologia. Docente do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)

Lúcio Meireles Martins, Centro de Formação da Câmara dos Deputados

Mestrando em Ciência Política no Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

de Barros, A. T., & Martins, L. M. (2019). Juventude e política na experiência de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3951

Edição

Seção

Estudos e Debates