TEMPO, UTOPIA E DISTOPIA EM “A GERAÇÃO DA UTOPIA” DE PEPETELA

Autores

  • Nayara Meneguetti Pires PPGLit/UFSCar (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de São Carlos) https://orcid.org/0000-0001-9866-2851

Resumo

O presente artigo se propõe a investigar a relação entre a alteração da concepção de tempo empreendida na modernidade e seus reflexos no sentido utópico – encaminhando ao sentimento de distopia – a partir da análise de como A Geração da Utopia, de Pepetela, internaliza tais questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Meneguetti Pires, PPGLit/UFSCar (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de São Carlos)

Nayara é doutoranda do PPGLit/UFSCar (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de São Carlos), no qual se dedica a questões relativas as fronteiras entre o real e a ficção e à Literatura Portuguesa Contemporânea, especialmente no que concerne o autor português Helder Macedo.

Referências

AGAMBEM, Giorgio. O que é o contemporâneo? Santa Catarina: Argos, 2009.

ANDRÈS, Bernard. Sobre as utopias quebequenses, das Luzes às Revoluções continentais. In: A literatura da virada do século: fim das utopias? São Paulo: Humanitas, 2001.

CALINESCU, Matei. Five faces of modernity. Durham: Duke University Press, 1987.

CAMPOS, Haroldo. O arco-íris branco. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1997.

MATA, Inocência. A condição pós-colonial das literaturas africanas de língua portuguesa: algumas diferenças e convergências e muitos lugares-comum. In: Contatos e Ressonâncias. (Org.) Angela Vaz Leão. Belo Horizonte: PUCMinas, 2003.

LIMA, Luiz Costa. O controle do imaginário: razão e imaginação no ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1984.

LOWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo, 2005.

PAZ, Otávio. Os filhos do barro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

PEPETELA. A geração da utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Meneguetti Pires, N. (2020). TEMPO, UTOPIA E DISTOPIA EM “A GERAÇÃO DA UTOPIA” DE PEPETELA. Revista De Ciências Humanas, 19(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/9199