Abertura de dossiê temático especial – Diversidade de Práticas em Secretariado

2022-10-13

Diversidade de Práticas em Secretariado

O secretariado é um campo múltiplo de práticas. É em situação, no dia a dia, que essa multiplicidade se manifesta, se constrói. Este dossiê temático convida o público interessado que vivencia o “secretariado na prática” a nos ajudar a trazer à tona a riqueza fenomenológica que constitui esse campo, a partir de apresentação de propostas de “relatos de experiências” sobre um caso experienciado ou investigado na prática da profissão.

A partir da reunião de práticas experienciadas no dia a dia da profissão em secretariado, este dossiê propõe: difundir material empírico a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de formação do Ensino Superior em Secretariado Executivo; aproximar as/os profissionais da área que atuam em diferentes campos no mercado de trabalho aos espaços científicos dessa área; disponibilizar à comunidade científica em secretariado dados qualitativos que contribuam ao desenvolvimento de pesquisas, em espacial às pesquisas inclinadas a abordagens mais pragmatistas.

Para cumprirmos o propósito central de trazer à tona a riqueza fenomenológica que constitui o mundo da prática em secretariado, esperamos contar com contribuições que relatem diferentes experiências nas diversidades de práticas em secretariado. Por exemplo, entre muitos outros tipos de casos existentes, há quem experiencie de maneira muito marcante, intensa, o processo de construção de uma reunião, ou o processo de construção do marketing digital, ou o processo de gerenciamento informacional na organização em que atua, nas diferentes áreas de atuação da profissão em secretariado – assessoria, consultoria, empreendedorismo.

Em suma, este dossiê convida ao público interessado a nos ajudar a responder ao seguinte questionamento: como as práticas se constroem no dia a dia em secretariado? Incentivamos que as contribuições venham a partir de diferentes métodos e técnicas de coleta de dados – em especial, observação participante, microetnografia, autoetnografia e entrevistas.

Este dossiê é uma idealização em parceria com o Comitê de Secretariado do Distrito Federal a partir do projeto “Conectando Pessoas, Histórias e Trajetórias”.

Formato dos trabalhos

Organizadoras/or:
Maricilene Isaira Baía do Nascimento - maricilene_isaira@hotmail.com
Pesquisadora Assistente/Coordenadora Científica
Instituto de Ciência Política
Universidade de Brasília
Comitê de Secretariado do Distrito Federal

Ednilse Maria Willers - ednilse26@gmail.com
Professora Adjunta
Centro de Ciências Sociais Aplicadas Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Roberto Paulo Bibas Fialho - rpbibasfialho@uepa.br
Professor Adjunto
Centro de Ciências Sociais e Educação
Universidade do Estado do Pará