Sobre a Revista

Foco e Escopo

O Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies - SCRIBES, ISSN 2675-4401, publica semestralmente, em formato eletrônico, trabalhos científicos e artigos em Português, Inglês, Espanhol e Francês nas áreas de Estudos Secretariais e Estudos Organizacionais. Devido ao seu aspecto multidisciplinar, a SCRIBES aceita, também, contribuições em outras áreas do conhecimento, desde que condizentes com sua política editorial.

O foco da Revista SCRIBES é alcançar um público que tenha como objetivo o desenvolvimento dessas áreas de conhecimento, dentre professores, acadêmicos, pesquisadores e profissionais.

A missão da Revista SCRIBES é contribuir para a efetiva disseminação do conhecimento científico relevante em Estudos Secretariais e Estudos Organizacionais. Para atingir este objetivo buscamos qualidade, acesso facilitado e sem ônus tanto para visualizar quanto para arquivar os artigos.

O Comitê de Política Editorial e os Pareceristas são constituídos por professores e pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior, que atuam nas respectivas áreas de conhecimento nos campos acadêmico e profissional.

Convidamos você, pesquisador com interesse nas temáticas de Estudos Secretariais e Estudos Organizacionais, a apresentar sua contribuição na área e, assim proporcionar à Revista SCRIBES alcançar êxito como canal de comunicação e divulgação científica da área, por meio da publicação de trabalhos de qualidade, tendo os mesmos a oportunidade de referenciar futuros trabalhos neste campo do conhecimento.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Artigos Científicos submetidos na Revista SCRIBES seguem um rigoroso processo de avaliação, de acordo com as boas práticas de publicação científica internacional, segundo os critérios de avaliação e os trâmites de aprovação descritos na seção Diretrizes para avaliação.

O processo de exame (avaliação) por parte de pares do periódico tem duração aproximada de 120 dias, constando das seguintes etapas:

A revista conta com um grupo de avaliadores de notório saber nas áreas temáticas de Estudos Secretariais e Estudos Organizacionais. Esses avaliadores são professores e pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa e principalmente de outras conceituadas Universidades do Brasil e do exterior, conforme apresentados na Equipe Editorial.

Após a submissão dos trabalhos originais pelo autor (com ou sem coautoria) no site da revista Scribes de forma gratuita (sem cobrança de taxas), em que ele indica no formulário de submissão que o trabalho é inédito e que concorda com a política de direitos autorais da revista Scribes, inicia-se o processo de avaliação.

Esse processo ocorre por meio Open Journal Systems (OJS 3.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

Assim, em aproximadamente até 30 dias após a submissão, o editor analisa se o trabalho está adequado ao foco, ao escopo e as diretrizes para autores da revista. Caso negativo, é solicitado ao primeiro autor a ressubmissão do trabalho de acordo com as diretrizes. Caso positivo, inicia-se a segunda etapa, em que o editor identifica dentre os avaliadores cadastrados no site da revista, aqueles que possuem competências e afinidades com o tema específico do trabalho.

Após a identificação de dois avaliadores mais qualificados para a avaliação, são feitos convites pelo editor aos avaliadores para participarem voluntariamente do processo de avaliação. Neste convite, consta o título e o resumo do trabalho a ser avaliado, sem identificação de autoria, preservando o anonimato dos autores.

Caso os dois avaliadores aceitem realizar a avaliação, eles deverão indicar que não há conflitos de interesses no site da revista e procederem com a avaliação sob um processo duplamente cego por pares (double blind review), que encerra-se com o preenchimento do formulário online, conforme os critérios de avaliação de artigos e de casos para o ensino.

Após os avaliadores concluírem o preenchimento do formulário de avaliação no site da revista, o editor é comunicado via e-mail sobre o resultado das avaliações. Após término do processo de avaliação, no fechamento de cada volume (ano), os avaliadores receberão por e-mail um certificado da Revista SCRIBES, em formato eletrônico, assinado pelo editor, atestando a sua contribuição voluntária no processo de avaliação cega.

 Assim, o resultado da avaliação do trabalho poderá ser:

a) parecer favorável à publicação tal qual está apresentado;

b) parecer favorável à publicação, considerando as correções obrigatórias registradas nesse formulário pelos avaliadores;

c) parecer contrário a publicação.

* Em casos de divergência nas avaliações, o artigo será encaminhado a um terceiro avaliador antes da decisão editorial.

Com base em um desses resultados, que foram apontados pelos avaliadores, o editor comunica o resultado aos autores do trabalho. Caso o resultado seja favorável a publicação, os autores deverão atender as solicitações de revisão apontadas pelos avaliadores, se cabíveis, em um prazo de até 30 dias.

Logo após a resubmissão do trabalho revisado/corrigido pelos autores, o editor realiza a conferência das revisões solicitadas. Após a confirmação de que o trabalho está com conteúdo original e adequado para publicação, o editor encaminha o trabalho APROVADO para adequação de layout/formato que será realizado pela equipe de redação e de expediente da revista, que em até 15 dias, organizarão a nova edição,  a ser publicada no site da revista sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada.

O acesso integral aos trabalhos publicados são de acesso livre e gratuito pelo site da revista SCRIBES.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Patrocinadores

 Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa

 

Responsabilidades

Editor-Chefe

É o responsável pelo estabelecimento da Política Editorial da Revista, bem como pela gestão editorial e pela supervisão da equipe de expediente, que opera todo o fluxo de trabalho, descrito na plataforma OJS, no item de menu “Sobre/Sobre o Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas”. Este Editor tem atuação específica na seleção prévia de trabalhos encaminhados para a revista, na distribuição dos artigos entre os pareceristas, que irão avaliá-los. Se após a avaliação os trabalhos possuírem a qualidade esperada, eles serão publicados.

 

Editor-Adjunto

Juntamente com o Editor -Chefe, é o responsável pelo estabelecimento da Política Editorial da Revista, bem como pela gestão editorial e pela supervisão da equipe de expediente, que opera todo o fluxo de trabalho, descrito na plataforma OJS, no item de menu “Sobre/Sobre o Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas”. Sendo assim, o Editor-Adjunto também atua na dinâmica de seleção e encaminhamento dos trabalhos recebidos.

 

Editor-Científico

É o responsável pela Política Científica da Revista, auxiliando na gestão editorial e nas demais questões relativas à revista quando solicitadas pelos Editores Chefe e Adjunto. O Editor-Científico atua como interlocutor entre a revista e o Comitê de Políticas Editoriais, articulando as ações desse Comitê e também opinando nas demais decisões e políticas científicas da revista e suas publicações.

 

Comitê de Política Editorial

É composto por representantes de diferentes instituições de ensino e pesquisa, que atuam preferencialmente, mas não exclusivamente, na área de pesquisa e em estudos envolvendo temas próprios de Estudos Secretariais e Estudos Organizacionais, indicados no escopo e foco desta revista. Os membros atuam como conselheiros, participando nos trabalhos da revista de forma mais individual, por meio de uma articulação com os editores Chefe, Adjunto e especialmente com o Editor Científico. Os membros contribuem para o desenvolvimento da Política Editorial, divulgando a revista, captando demandas e anseios da comunidade científica, posicionando-se em questões estratégicas da revista, e prezando por elevados padrões de qualidade e ética. Este Conselho não atua na gestão executiva e editorial da Revista SCRIBES. O mandato dos membros deste Comitê é de quatro anos, podendo os mesmos serem reconduzidos. Os membro dos CPE são automaticamente pareceristas da revista.

 

Parecerista 

É responsável pela avaliação dos trabalhos submetidos, sendo uma das atribuições mais críticas na construção de uma revista de boa qualidade. Um bom parecerista contribui para construção positiva da reputação da revista e de sua própria atribuição. A revista SCRIBES tem constituído uma rede nacional e internacional de colaboradores que são especialistas na área de Secretariado Executivo, Administração, Letras e demais áreas afins ao Secretariado Executivo. O sistema de avaliação para a Revista SCRIBES é aceitar (ou não) o trabalho para publicação e contribuir para o aperfeiçoamento do texto em termos científicos e de apresentação. É recomendado que o parecerista siga os critérios de avaliação estabelecidos pela Revista e atue com discernimento, ética, respeito e tom construtivo. O processo é duplamente cego de avaliação por pares (blind review).

 

Autor de trabalho

O autor é o agente mais relevante em todo o sistema editorial, pois parte dele o conteúdo da revista e seus desdobramentos em termos de qualidade e citações. Para publicar na Revista Scribes, seguindo as boas práticas, o autor deve observar a política editorial e uma amostragem de artigos recentemente publicados para balizar a preparação do seu trabalho (artigos completos de natureza científica ou casos para o ensino) para submeter na Revista. É importante que o autor não envie seu trabalho para mais de um periódico, pois além de ser uma falta de ética, onera o trabalho da equipe editorial das revistas científicas, cujo trabalho normalmente é voluntário e custoso. Assim, se o autor resolver submeter o mesmo trabalho para um novo periódico, recomenda-se que o retire formalmente do processo de avaliação da revista SCRIBES. O autor deve também submeter artigos fruto de pesquisas originais e dentro do escopo da revista, tendo ainda que respeitar o formato e as normas para publicação. Ademais, após o processo de revisão é justo que o autor absorva os comentários construtivos do processo de revisão. Mas, o autor pode perfeitamente não aceitá-los e realizar esforços para argumentar sua postura, qualquer que seja. Em caso de não aceitação do trabalho, o autor deve se sentir estimulado a prosseguir no seu trabalho, visando uma nova submissão.

 

Assessor Editorial

É responsável pelo gerenciamento da revista e contato com toda a Equipe Editorial. O Gestor Editorial é responsável por operar a plataforma OJS e fazer as análises prévias das submissões recebidas e encaminhá-las aos Editores Chefe e Adjunto. O gestor faz a interlocução entre os autores e o responsável pelas revisões dos artigos e, oportunamente, entre os autores e o tradutor. Dentro de suas responsabilidades estão também a administração do email da revista e demais contatos com órgãos e instituições que venham a trabalhar com a revista. Também é responsável pela assessoria nas questões técnicas relativas ao sistema OJS e pelo lançamentos dos dados de publicação, bem como capa e demais textos e atualizações no sistema da revista.

 

Revisor

É responsável pela revisão gramatical dos artigos aceitos para publicação.

 

Histórico do periódico

A SCRIBES é a Revista Científica do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Viçosa. A SCRIBES busca contribuir para a efetiva disseminação do conhecimento científico relevante em Estudos Secretariais e em Estudos Organizacionais. A SCRIBES visa alcançar um público que tenha como objetivo o desenvolvimento dessas áreas de conhecimento, dentre professores, acadêmicos, pesquisadores e profissionais.

Convidamos você, pesquisador com interesse nas temáticas de Estudos Secretariais e Estudos Organizacionais, a apresentar sua contribuição na área e, assim proporcionar a Revista SCRIBES o êxito como canal de comunicação e divulgação científica da área, por meio da publicação de trabalhos de qualidade.