Abertura de dossiê temático especial - As transformações no mundo do trabalho

2020-09-15

AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO

 

Diante das transformações no mundo do trabalho, este dossiê temático objetiva receber artigos que aprofundem as discussões teóricas e (ou) empíricas em torno do trabalho, abrangendo temas como  os direitos e deveres dos trabalhadores, as condições objetivas e subjetivas de trabalho, a reforma das leis trabalhistas e seus impactos, bem como as transformações provocadas pela pandemia da COVID-19.

Este dossiê visa, igualmente, a contribuir para o diálogo sobre a flexibilização das dinâmicas de trabalho e o seu impacto na qualidade de vida dos trabalhadores, seja pela flexibilização das jornadas de trabalho ou pela flexibilização contratual, através do trabalho remoto exercido em casa, com o estabelecimento de home-offices, por exemplo, ou da realização do trabalho em um formato híbrido, onde os limites entre a vida particular e a atividade laboral se entrelaçam mediante o teletrabalho. Objetiva-se explorar o trabalho remoto em várias áreas de atuação, da educação à assessoria remota, por exemplo, através do empreendedorismo formal e informal, seja este estimulado pelas alterações das leis trabalhistas ou pela pandemia da COVID-19. 

Esperamos contar com contribuições que tratem das mais diversas áreas de trabalho, tais como o trabalho governamental, o trabalho desempenhado em organizações não-governamentais (ONGs), as escolas, faculdades e universidades, o ensino técnico, a área médica, as empresas de pequeno e grande porte (corporações e multinacionais), as indústrias, as start-ups, as lojas de departamento, a exploração agrícola e pecuária, e a indústria do turismo, entre outros. 

Este dossiê espera responder algumas das perguntas que seguem: De que maneira a alteração dos modelos de trabalho afeta a produtividade de organizações públicas e privadas e os direitos dos trabalhadores? Até que ponto o trabalho remoto e sua possível flexibilidade tem sido uma vantagem (ou desvantagem) para os empregadores e trabalhadores? Quais são algumas das expectativas da força de trabalho no Brasil e em outros países ao redor do mundo? Quais serão alguns dos possíveis efeitos nas relações trabalhistas após a pandemia do COVID-19?

A Revista Scribes lança a chamada para o dossiê sobre “As transformações no Mundo do Trabalho”, incentivando o envio de estudos em vários formatos: artigos, revisões, ensaios, relatos de experiências e práticas  pedagógicas, resenhas e fotografias. Apesar de haver uma ênfase quanto à mudança das relações de trabalho durante o COVID-19, evidencia-se também as mudanças nas relações trabalhistas anteriores à pandemia, como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho em alguns países ditos de primeiro mundo, o aumento da carga horária também em países desenvolvidos, as alterações no trabalho informal ao redor do mundo, as mudanças das relações trabalhistas na era digital e com os demais avanços tecnológicos, tais como o uso de aplicativos (i.e. Uber, Lyft, IFood), entre outros temas que precedem a pandemia. 

Informações importantes:

  • Data limite para submissão: 28/02/2021
  • Formato dos trabalhos: artigos, revisões, ensaios, relatos de experiências e práticas  pedagógicas, resenhas e fotografias.
  • Idioma: Português, inglês, espanhol.
  • Os trabalhos deverão obedecer à formatação da Revista Scribes.
  • Link para submissão: www.periodicos.ufv.br/SCRIBES/about/submissions


Formato dos trabalhos:

  • Artigo: até 8.000 palavras, incluindo títulos, resumo em português, inglês e espanhol, tabelas, figuras e referências;
  • Revisão: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto (até 9.000 palavras, incluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências);
  • Ensaio:até 8.000 palavras,  incluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências;
  • Relato de experiência e práticas pedagógicas: até 8.000 palavras, incluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências;
  • Crônicas: até 5.000 palavras sobre a temática do dossiê;
  • Resenha: até 1.200 palavras de obras relacionadas com a temática do dossiê;
  • Fotografias: até 250 palavras de texto apresentando a proposta da imagem ou do conjunto de imagens. A (as) foto (fotos) deve (devem) dialogar com o tema do dossiê e deve (devem) ser original (originais), tirada (tiradas) pelo (pela) contribuidor (contribuidora) deste dossiê. Nesta categoria, será permitida uma única submissão por autor (autora) com, no máximo, 3 (três) fotos. As fotos devem ser enviadas no formato JPEG, com tamanho máximo de 2MB, e o texto em arquivo Word deve ser encaminhado separadamente, como componente do artigo, na categoria “Outros”. 

Possíveis temas:

  • Teletrabalho e assessoria virtual
  • As leis do trabalho e os impactos da reforma trabalhista
  • Movimentos sociais trabalhistas e ação sindical
  • Precarização do trabalho
  • Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19
  • A indústria 4.0 e as relações de trabalho
  • Flexibilização do trabalho
  • Reconfigurações do trabalho: uberização, terceirização e empreendedorismo

Organizadores:

Cibelle Santiago - santiago.cibelle@gmail.com

Professora Assistente

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Universidade Federal da Paraíba

 

Eduardo Viana da Silva - evsilva@uw.edu

Assistant Teaching Professor

Department of Spanish and Portuguese Studies

University of Washington

 

Fernanda Landolfi Maia -  fernanda.landolfi@gmail.com

Professora Adjunta

Setor de Educação Profissional e Tecnológica

Universidade Federal do Paraná

 

Janaynna de Moura Ferraz - jannaferraz@me.com 

Professora Adjunta 

Departamento de Ciências Administrativas

Universidade Federal do Rio Grande do Norte