Os imaginários da profissão de secretariado em publicidades on-line de floriculturas no Dia da Secretária

Autores

  • Maíra Sant’Anna Guimarães
  • Ana Carolina Gonçalves Reis Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10635

Resumo

A profissão de secretariado é marcada em nossa sociedade por algumas concepções cristalizadas, muitas delas em reforço a antigas práticas atreladas ao exercício profissional. Buscando entender a constituição dessas concepções no âmbito discursivo é que propomos este estudo. O objetivo deste artigo é analisar os imaginários sociodiscursivos (Charaudeau, 2011) construídos acerca da profissão de secretariado em publicidades on-line de três floriculturas, publicidades estas veiculadas no “Dia da Secretária” (30 de setembro) do ano de 2012. Como método de análise, valemo-nos da Análise do Discurso, que possibilita ao pesquisador apreender os efeitos de sentido da materialidade linguageira – no caso de nosso trabalho, verbo-icônica. Para Orlandi (2012), a Análise de Discurso não trata da língua, mas do discurso, que implica o simbólico da fala e considera o trabalho social geral constitutivo do homem e de sua história. Nosso aporte teórico abrangeu os estudos de Nonato Júnior (2009) e Sabino e Rocha (2004), no que se refere à profissão de secretariado, de Charaudeau (2011) e de Reis (2012), em torno de imaginários sociodiscursivos, e de Farina (1990) e Guimarães (2004), no que concerne aos significados evocados pelas cores. A partir da análise empreendida, foi possível compreender de que maneira a profissão secretarial foi representada em sua data comemorativa no corpus elencado, o que nos demonstrou que, por um lado, aponta-se para uma representação contemporânea da profissão, mas, por outro, (ainda) recuperam-se imaginários cristalizados em torno do ofício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Sant’Anna Guimarães

Egressa do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa.

Ana Carolina Gonçalves Reis, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Guimarães, M. S., & Reis, A. C. G. (2020). Os imaginários da profissão de secretariado em publicidades on-line de floriculturas no Dia da Secretária. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 1(1), 34-52. https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10635