Análise Psicanalítica do Discurso Lacaniana

Fundamentação Epistemológica, Teórica e Metodológica

Autores

  • Rafaella Cristina Campos Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON)
  • Marcelo Antonio Lopes Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.11277

Resumo

Objetiva-se, através de um corpus teórico, propor a análise psicanalítica de discurso como recurso qualitativo de investigação dentro das ciências sociais aplicadas. Faz-se necessário o resgate de Hegel, Saussure, Lévi-Strauss, Freud, Politzer, Popper, Althusser, Foucault e Pêcheux para pensar os conceitos que Lacan considera para uma análise discursiva. A análise psicanalítica de discurso lacaniana é então uma proposta de conduta, e não meramente recurso teórico-metodológico. Os esforços na construção de um trabalho com esta abordagem qualitativa são: o vasto repertório lacaniano, as pontes construídas ou em construção das interfaces entre epistemologia e fenômeno na área das ciências sociais aplicadas (desafio da interdisciplinaridade) e a maturidade da psicanálise dentro da administração e dos pesquisadores diante da psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Cristina Campos, Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON)

Professora de Educação Superior na FAGAMMON desde agosto de 2014 até o presente momento; Professora de Cursos Livres nas áreas de trabalho e relações interpessoais no SENAC/MG unidade Lavras, desde setembro de 2015 até presente momento; Doutoranda pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa prevista para dezembro/2018. Mestre pela Universidade Federal de Lavras - UFLA no Departamento de Administração e Economia (DAE) com Ênfase na Linha 2: Organizações, Gestão e Sociedade com formação completa em fevereiro/2014; Psicóloga Bacharel pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS com formação completa em dezembro/2011; Micro Empreendedora Consultora em Gestão de Pessoas e Orientação de Carreira e Profissional desde janeiro de 2012 até presente momento; Psicóloga Educacional na área de Orientação Profissional e Vocacional no Instituto Presbiteriano Gammon de março de 2016 até presente momento; Atuante no Núcleo de Pesquisa em Organização, Gestão e Sociedade, no departamento de administração e economia da Universidade Federal de Lavras (NEORGS/DAE/UFLA) Coordenado pela Professora Dr. Mônica Cappelle desde janeiro de 2012 até presente momento; Atuante no Grupo de Estudos de Filosofia da Psicanálise coordenado pela professora Dr.ª Léa Silveira, do departamento de ciências humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA) desde julho de 2015 até presente momento; Fundadora e Coordenadora do Grupo de Extensão Sobre Trabalho, Organizações e Relações Humanas (GESTORH) em exercício na Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON, desde fevereiro de 2016 até presente momento; Pesquisadora na área de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas com Ênfase em Carreira e Construção de Carreira.

Downloads

Publicado

2021-09-23

Como Citar

Campos, R. C., & Lopes, M. A. (2021). Análise Psicanalítica do Discurso Lacaniana : Fundamentação Epistemológica, Teórica e Metodológica. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 2(1). https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.11277