Esta é uma versão desatualizada publicada em 16-02-2022. Leia a versão mais recente.

Modelos Organizacionais sob a Perspectiva dos Servidores Técnicos-Administrativos da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Thaislane Balbino Ferreira Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-0480-2858
  • Fábio Henrique Santos Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Cibelle da Silva Santiago Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.13619

Resumo

Nas organizações, de modo geral, há modelos organizacionais que refletem o modo de planejamento e execução dessas instituições, podendo ser mecanicista, orgânico ou gerencialista. Para se atingir as metas e objetivos organizacionais é necessário articulação e harmonia entre os funcionários, o que exige um forte capital intelectual desses membros. Dessa forma, a investigação se propôs a identificar os modelos organizacionais predominantes nos campi I e IV da Universidade Federal da Paraíba. Os sujeitos são as/os Secretárias/os Executivas/os e Técnicos Administrativos, da Universidade Federal da Paraíba. Em termos metodológicos, a pesquisa trata-se de um estudo de caso, sob a abordagem qualitativa. Como principais resultados, constatou-se que o modelo organizacional predominante no Campus I e IV da UFPB é o modelo orgânico. Por fim, viu-se que há abertura nos setores para que os servidores participem da tomada de decisão, de modo que as suas ideias e sugestões são aproveitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaislane Balbino Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Secretariado Executivo Bilíngue na Universidade Federal da Paraíba. Tem interesse em pesquisas nas seguintes áreas: modelos organizacionais, sustentabilidade, políticas públicas e inovação, e gêneros discursivos.

Fábio Henrique Santos Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Técnico em Administração pela ETEPLAP, atualmente cursa graduação em Secretariado Executivo Bilíngue na Universidade Federal da Paraíba. Tem interesse em pesquisas nas seguintes áreas: modelos organizacionais, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável e gestão de projetos.

Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Administração, mestrado em Marketing e doutorado em Sociologia (UFPB). Atualmente é diretora do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) na Universidade Federal da Paraíba. Tem interesse em pesquisas nas seguintes áreas: inovação, consumo e sociedade; gestão social e gestão pública. 

Downloads

Publicado

16-02-2022

Versões

Como Citar

Balbino Ferreira, T. ., Henrique Santos Ferreira, F., Santiago, C. da S., & ANGELUCE SOARES PERÔNICO BARBOTIN , M. (2022). Modelos Organizacionais sob a Perspectiva dos Servidores Técnicos-Administrativos da Universidade Federal da Paraíba. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 2(2). https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.13619

Edição

Seção

Artigos