Modelos Organizacionais sob a Perspectiva dos Servidores Técnicos-Administrativos da Universidade Federal da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.13619Resumo
Nas organizações, de modo geral, há modelos organizacionais que refletem o modo de planejamento e execução dessas instituições, podendo ser mecanicista, orgânico ou gerencialista. Para se atingir as metas e objetivos organizacionais é necessário articulação e harmonia entre os funcionários, o que exige um forte capital intelectual desses membros. Dessa forma, a investigação se propôs a identificar os modelos organizacionais predominantes nos campi I e IV da Universidade Federal da Paraíba. Os sujeitos são as/os Secretárias/os Executivas/os e Técnicos Administrativos, da Universidade Federal da Paraíba. Em termos metodológicos, a pesquisa trata-se de um estudo de caso, sob a abordagem qualitativa. Como principais resultados, constatou-se que o modelo organizacional predominante no Campus I e IV da UFPB é o modelo orgânico. Por fim, viu-se que há abertura nos setores para que os servidores participem da tomada de decisão, de modo que as suas ideias e sugestões são aproveitadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 17-02-2022 (2)
- 16-02-2022 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).