SER OU NÃO SER – EIS A GESTÃO: as emoções na prática gerencial

emotions in management pratice

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DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.11841

Resumo

este caso para ensino narra os desafios e as emoções vivenciados na prática gerencial de João como coordenador de um processo de mudança de fluxos de trabalho em uma organização pública. A narrativa descreve como as mudanças e os relacionamentos com colegas de trabalho e com familiares influenciaram as emoções e o comportamento de protagonista. As experiências emocionais vivenciadas pelo gerente, tais como alegria, tristeza e medo, como também a raiva como consequência da injustiça percebida a partir de uma decisão autoritária e centralizada da alta administração, levaram João a viver um dilema como gestor público: permanecer na função ou solicitar a sua exoneração. O Caso possibilita ao leitor refletir sobre a consciência emocional, os efeitos negativos da dissonância emocional no trabalho e as estratégias de regulação emocional na vida familiar e no trabalho. Embora o caso se baseie em situações da vida real, a organização, seus personagens e situações são fictícios. O caso foi elaborado a partir de duas fontes de dados: o filme divertidamente e entrevistas realizadas em gestores em cargos de gestão na administração pública.

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Biografia do Autor

José Wilker De Lucena Macedo, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pos graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB

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Publicado

2022-01-08

Como Citar

Macedo, J. W. D. L., & Barbosa da Silva, A. (2022). SER OU NÃO SER – EIS A GESTÃO: as emoções na prática gerencial: emotions in management pratice. Administração Pública E Gestão Social, 14(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.11841

Edição

Seção

Casos para ensino

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