No Maior São João do Mundo Tem Lugar pra Todo Mundo?: Branding na Gestão de Eventos

Branding in Event Management

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v16i3.15570

Resumo

Contexto do caso: Este caso para ensino apresenta os desafios da consolidação do branding na gestão das duas principais festas de São João do Brasil, localizadas nas cidades de Caruaru e Campina Grande. A narrativa descreve o conflito entre os artistas tradicionais do forró e, as prefeituras e artistas de outros ritmos, que culminou na criação da campanha #DevolvaMeuSãoJoão. Os artistas veteranos do forró apontam a perda de identidade dos festejos juninos.

Dilema do caso: Desse modo, a história, o crescimento e profissionalização do “Maior São João do Mundo” direcionam o público e autoridades ao dilema sobre a possível descaracterização do branding desses eventos.

Fechamento do caso: O Caso possibilita a reflexão sobre os desafios no planejamento estratégico de eventos públicos para consolidação das dimensões da gestão de branding e do mantra de marca nos aspectos culturais, sociais e econômicos. O Caso é baseado numa situação real, e foi construído com dados públicos encontrados em sites de notícias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aaker, D. (2015). On Branding. Grupo A.

Melo, B., Michel, M. O., Andretti, R. D., & Braga, S. T. (2020). Gestão de marcas. Sagah.

Nogueira, C. G., Júnior, S. C., & Lima, R.M. D. et al. (2020). Planejamento de Eventos. Grupo A.

Rocha, M. (2017). Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Saraiva.

Silva, A. B., & Bandeira-De-Melo, R. (2021). Aprendendo em ação: utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. Editora UFPB.

Kotler, P. (2007). Administração de marketing: a edição do novo milênio. Prentice Hall.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de Marketing. Pearson Education do Brasil.

Watt, D. C. (2007). Gestão de eventos em lazer e turismo. Bookman.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Jordão Braga Dias, C. R., & Barbosa da Silva, A. (2024). No Maior São João do Mundo Tem Lugar pra Todo Mundo?: Branding na Gestão de Eventos: Branding in Event Management. Administração Pública E Gestão Social, 16(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v16i3.15570

Edição

Seção

Casos para ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)