No Maior São João do Mundo Tem Lugar pra Todo Mundo?: Branding na Gestão de Eventos

Branding in Event Management

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v16i3.15570

Resumo

Contexto do caso: Este caso para ensino apresenta os desafios da consolidação do branding na gestão das duas principais festas de São João do Brasil, localizadas nas cidades de Caruaru e Campina Grande. A narrativa descreve o conflito entre os artistas tradicionais do forró e, as prefeituras e artistas de outros ritmos, que culminou na criação da campanha #DevolvaMeuSãoJoão. Os artistas veteranos do forró apontam a perda de identidade dos festejos juninos.

Dilema do caso: Desse modo, a história, o crescimento e profissionalização do “Maior São João do Mundo” direcionam o público e autoridades ao dilema sobre a possível descaracterização do branding desses eventos.

Fechamento do caso: O Caso possibilita a reflexão sobre os desafios no planejamento estratégico de eventos públicos para consolidação das dimensões da gestão de branding e do mantra de marca nos aspectos culturais, sociais e econômicos. O Caso é baseado numa situação real, e foi construído com dados públicos encontrados em sites de notícias.

Downloads

Referências

Aaker, D. (2015). On Branding. Grupo A.

Melo, B., Michel, M. O., Andretti, R. D., & Braga, S. T. (2020). Gestão de marcas. Sagah.

Nogueira, C. G., Júnior, S. C., & Lima, R.M. D. et al. (2020). Planejamento de Eventos. Grupo A.

Rocha, M. (2017). Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Saraiva.

Silva, A. B., & Bandeira-De-Melo, R. (2021). Aprendendo em ação: utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. Editora UFPB.

Kotler, P. (2007). Administração de marketing: a edição do novo milênio. Prentice Hall.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de Marketing. Pearson Education do Brasil.

Watt, D. C. (2007). Gestão de eventos em lazer e turismo. Bookman.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Jordão Braga Dias, C. R., & Barbosa da Silva, A. (2024). No Maior São João do Mundo Tem Lugar pra Todo Mundo?: Branding na Gestão de Eventos: Branding in Event Management. Administração Pública E Gestão Social, 16(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v16i3.15570

Edição

Seção

Casos para ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)