Estratégias de Marketing Social adotadas na Campanha Lei do Minuto Seguinte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14304

Resumo

Objetivo da pesquisa: compreender as decisões relativas à definição do público-alvo e às estratégias adotadas para a execução da campanha.

Enquadramento teórico: busca, por meio da lente do Marketing Social e suas estratégias, descrever e analisar a campanha Lei do Minuto Seguinte, lei que garante atendimento emergencial, completo e gratuito nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) às vítimas de violência sexual.

Metodologia: de natureza qualitativa, este artigo é um estudo de caso da campanha Lei do Minuto Seguinte, lançada em 2018, a partir de uma iniciativa da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo, órgão do Ministério Público Federal em colaboração com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).

Resultados: percebeu-se que o público primário foram as mulheres e que a campanha contou com apoio institucional e de voluntários, ocorrendo de forma não estruturada. Somado a isto, o desconhecimento das leis que garantem auxílio para as mulheres é significativo.

Originalidade: realização de um estudo de caso utilizando a lente teórica do Marketing Social a fim de avaliar o processo de lançamento de uma campanha cujo assunto é tênue e preocupante para a qualidade de vida no Brasil.

Contribuições teóricas e práticas: notou-se a necessidade de avaliar e validar os efeitos das ações da campanha desde o seu lançamento até o momento. Além disso, foi possível identificar que novas campanhas precisam educar diferentes públicos envolvidos de forma indireta, como homens e crianças, e, consequentemente, novas pesquisas precisam ser realizadas a fim de entender os impactos de cada campanha lançada cujo objetivo seja alterar o comportamento do indivíduo e da sociedade como um todo.

 

Palavras-chave:Lei do Minuto Seguinte, Violência contra a mulher, Marketing Social.

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Biografia do Autor

Valéria Ermes Santos, Universidade Federal do Cariri

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ex-bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) da Universidade Federal do Cariri, desenvolvendo projeto com foco em Gestão em Entidades Sociais.

Beatriz Gondim-Matos, Universidade Federal do Cariri

Professora do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2007), mestrado em Administração e Controladoria (2010) pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco com período sanduíche na Breda University of Applied Sciences (NHTV), Holanda. Líder do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC) da Universidade Federal do Cariri e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Hospitalidade e Turismo(Ghosto) da Universidade de São Paulo. Bolsista de produtividade em pesquisa, estímulo à interiorização e inovação tecnológica - BPI (FUNCAP). Coordenadora de Extensão do Curso de Administração.Tem experiência em Administração, com ênfase em Marketing de Serviços e Comportamento do consumidor. Atualmente pesquisa os temas consumo colaborativo, resiliência e criatividade, turismo (criativo e cultural), placemaking, narrativas (storytelling). Instrutora do software de apoio à pesquisa Maxqda.

Patrick Wendell Barbosa Lessa, Universidade Federal de Santa Catarina

Master's student in Business Administration at the Federal University of Santa Catarina. Graduated in Business Administration from Universidade Federal do Cariri, former scholarship holder of the Tutorial Education Program of Administration (PETADM-UFCA), he served as Director of Projects and Marketing and led projects that encompassed the pillars of UFCA (Research, Teaching, Extension and Culture ). Former scholarship holder of the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC - CNPq) in the project Flexibilization of Labor Relations in the Sharing Economy: a study in the Brazilian Northeast. Former PIBIC - CNPq fellow of the Collaborative Consumption and Creative Economy project in the Cariri region. Researcher at the Center for Studies in Business, Strategy and Consumption, developing works on creative tourism. He is interested in the areas of Marketing-Consumer Behavior, Impulse Buying (Retail, E-commerce, Social Media), and Finance (Cryptocurrencies).

Publicado

2023-04-21

Como Citar

Santos, V. E., Gondim-Matos, B., & Lessa, P. W. B. (2023). Estratégias de Marketing Social adotadas na Campanha Lei do Minuto Seguinte. Administração Pública E Gestão Social, 15(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14304

Edição

Seção

Artigos