Relações Entre Suporte e Aprendizagem Organizacional no Setor Cooperativo
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.15320Resumo
Objetivo da pesquisa: Estabelecer relações entre a percepção de Suporte Organizacional e os fatores potencializadores da Aprendizagem Organizacional identificados na cooperativa estudada.
Enquadramento teórico: Utilizou-se o conceito e os modelos estruturados por Queiroga, Brandão e Borges-Andrade (2015) e Angelim e Guimarães (2003), visto que esses autores trazem a definição mais utilizada nas publicações acadêmicas sobre o assunto.
Metodologia: Utilizou-se um questionário contendo questões sociodemográficas, a Escala de Percepção de Suporte Organizacional e a Escala de Aprendizagem Organizacional. 262 colaboradores responderam à pesquisa de forma virtual ou impressa. Os resultados foram tabulados no Excel, e a Análise Fatorial Exploratória e coeficiente de Correlação de Pearson por meio do software SPSS.
Resultados: Os resultados deste estudo demonstraram que a cooperativa pode desprender esforços de melhoria em questões voltadas às Práticas de Gestão de Desempenho. Percebeu-se que as ações de caráter mais reflexivo, mais decisivas e de planejamento estão centralizadas nos cargos superiores, desagradando grande parte dos respondentes.
Originalidade: A relevância deste estudo se dá ao passo que as cooperativas proporcionam a introdução de pequenos e médios produtores em mercados competitivos (Ferreira & Braga, 2004). Frente a isso, o suporte organizacional e a aprendizagem organizacional emergem como uma possibilidade para auxiliar no alcance da realização e do bem-estar dos indivíduos no contexto laboral.
Contribuições teóricas e práticas: Os resultados oferecem subsídios para que os gestores da cooperativa agropecuária compreendam a aprendizagem organizacional de seus colaboradores como oriunda de distintos fatores, especialmente as Práticas de Gestão de Desempenho e as Práticas de Promoção e Recompensa. Do ponto de vista teórico, o presente estudo colabora com as pesquisas no campo de comportamento organizacional, identificando questões relativas ao suporte que podem potencializar a aprendizagem organizacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.