Relações Entre Suporte e Aprendizagem Organizacional no Setor Cooperativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.15320

Resumo

Objetivo da pesquisa: Estabelecer relações entre a percepção de Suporte Organizacional e os fatores potencializadores da Aprendizagem Organizacional identificados na cooperativa estudada.

Enquadramento teórico: Utilizou-se o conceito e os modelos estruturados por Queiroga, Brandão e Borges-Andrade (2015) e Angelim e Guimarães (2003), visto que esses autores trazem a definição mais utilizada nas publicações acadêmicas sobre o assunto.

Metodologia:  Utilizou-se um questionário contendo questões sociodemográficas, a Escala de Percepção de Suporte Organizacional e a Escala de Aprendizagem Organizacional. 262 colaboradores responderam à pesquisa de forma virtual ou impressa. Os resultados foram tabulados no Excel, e a Análise Fatorial Exploratória e coeficiente de Correlação de Pearson por meio do software SPSS.

Resultados: Os resultados deste estudo demonstraram que a cooperativa pode desprender esforços de melhoria em questões voltadas às Práticas de Gestão de Desempenho. Percebeu-se que as ações de caráter mais reflexivo, mais decisivas e de planejamento estão centralizadas nos cargos superiores, desagradando grande parte dos respondentes.

Originalidade: A relevância deste estudo se dá ao passo que as cooperativas proporcionam a introdução de pequenos e médios produtores em mercados competitivos (Ferreira & Braga, 2004). Frente a isso, o suporte organizacional e a aprendizagem organizacional emergem como uma possibilidade para auxiliar no alcance da realização e do bem-estar dos indivíduos no contexto laboral.

Contribuições teóricas e práticas: Os resultados oferecem subsídios para que os gestores da cooperativa agropecuária compreendam a aprendizagem organizacional de seus colaboradores como oriunda de distintos fatores, especialmente as Práticas de Gestão de Desempenho e as Práticas de Promoção e Recompensa. Do ponto de vista teórico, o presente estudo colabora com as pesquisas no campo de comportamento organizacional, identificando questões relativas ao suporte que podem potencializar a aprendizagem organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

Ramadam, A. O., Estivalete, V. de F. B., Trevisan, M., & CAMILA DA SILVA, C. (2024). Relações Entre Suporte e Aprendizagem Organizacional no Setor Cooperativo. Administração Pública E Gestão Social, 16(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.15320

Edição

Seção

Artigos