Memória Organizacional – uma prática de gestão do conhecimento na Administração Pública Sustentável?
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.15456Resumo
Objetivo da pesquisa: Mapear na Administração Pública do sul do país – estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as ações e as práticas de Memória Organizacional que contribuem com a Sustentabilidade Organizacional.
Enquadramento Teórico: As ações e as práticas de Gestão do Conhecimento são entendidas como elementos apoiadores de processos sistêmicos, capazes de otimizar a Sustentabilidade Organizacional e garantir a construção da Memória Organizacional, fundamentadas em um modelo teórico integrativo e relacional unindo pessoas e tecnologias de informação e gestão.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica e documental, com propósito descritivo e paradigma interpretativista. A coleta de dados foi em documentos primários, com tratamento misto, fundamentada na Revisão Sistemática da Literatura, com procedimentos de Análise de Conteúdo.
Resultados: Estabeleceu-se um panorama das práticas de Gestão do Conhecimento e das ações de Sustentabilidade Organizacional na Região Sul do país, estabelecendo-se correlações entre o campo empírico e o conceitual, verificando o distanciamento real entre ambos, apesar da existência de uma forte discussão acadêmica e gerencial relatada.
Originalidade: A Gestão do Conhecimento e a Sustentabilidade Organizacional são espaços de constante discussão, inclusive na Administração Pública, no entanto ainda carecem de estudos práticos que relacionem as duas temáticas. O estabelecimento de um quadro real entre os dois temas, com estudo extensivo da Região Sul do país estabelece a originalidade deste estudo.
Contribuições teóricas e práticas: O cenário levantado serve como referencial de base gerador de dados, permitindo novas análises e proposições a exemplo da real situação da Gestão de Dados e Informações na Administração Pública setorial, bem como da Sustentabilidade Organizacional e suas atuais lacunas.
Palavras-chave: Práticas de Gestão do Conhecimento, Administração Pública, Sustentabilidade Organizacional, Memória Organizacional. Região Sul.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.