Memória Organizacional – uma prática de gestão do conhecimento na Administração Pública Sustentável?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.15456

Resumo

Objetivo da pesquisa: Mapear na Administração Pública do sul do país – estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as ações e as práticas de Memória Organizacional que contribuem com a Sustentabilidade Organizacional.

Enquadramento Teórico: As ações e as práticas de Gestão do Conhecimento são entendidas como elementos apoiadores de processos sistêmicos, capazes de otimizar a Sustentabilidade Organizacional e garantir a construção da Memória Organizacional, fundamentadas em um modelo teórico integrativo e relacional unindo pessoas e tecnologias de informação e gestão.

Metodologia: Pesquisa bibliográfica e documental, com propósito descritivo e paradigma interpretativista. A coleta de dados foi em documentos primários, com tratamento misto, fundamentada na Revisão Sistemática da Literatura, com procedimentos de Análise de Conteúdo.

Resultados: Estabeleceu-se um panorama das práticas de Gestão do Conhecimento e das ações de Sustentabilidade Organizacional na Região Sul do país, estabelecendo-se correlações entre o campo empírico e o conceitual, verificando o distanciamento real entre ambos, apesar da existência de uma forte discussão acadêmica e gerencial relatada.

Originalidade: A Gestão do Conhecimento e a Sustentabilidade Organizacional são espaços de constante discussão, inclusive na Administração Pública, no entanto ainda carecem de estudos práticos que relacionem as duas temáticas.  O estabelecimento de um quadro real entre os dois temas, com estudo extensivo da Região Sul do país estabelece a originalidade deste estudo.  

Contribuições teóricas e práticas: O cenário levantado serve como referencial de base gerador de dados, permitindo novas análises e proposições a exemplo da real situação da Gestão de Dados e Informações na Administração Pública setorial, bem como da Sustentabilidade Organizacional e suas atuais lacunas.

Palavras-chave: Práticas de Gestão do Conhecimento, Administração Pública, Sustentabilidade Organizacional, Memória Organizacional. Região Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-04-25

Como Citar

Bernardino, J., & Strauhs, F. do R. (2024). Memória Organizacional – uma prática de gestão do conhecimento na Administração Pública Sustentável?. Administração Pública E Gestão Social, 16(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v16i2.15456

Edição

Seção

Artigos