Controles Culturais e Desempenho de Tarefas de Servidores Públicos em Teletrabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v16i1.15776

Resumo

Objetivo da pesquisa: Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos dos controles culturais no desempenho de tarefas de servidores, mediado pela interação social em situações de teletrabalho.

Enquadramento teórico: A pesquisa adota o suporte teórico dos sistemas de controles gerenciais para os controles culturais por Merchant e Van der Stede (2007) sob um plano de fundo do desempenho de tarefas diante da interação social no ambiente de teletrabalho no setor público (De Vries, Tummers, & Bekkers, 2018).

Metodologia: Para tal análise, aplicou-se questionário à 468 servidores de um órgão federal do sistema de justiça, cujos dados foram analisados por meio da aplicação da técnica de equações estruturais.

Resultados: Os resultados revelaram que não há uma relação significante diretamente entre os controles culturais e o desempenho de tarefas, entretanto a mediação da interação social torna a relação significativa e positiva. Além disso, as evidências indicam que a interação social no teletrabalho influencia de forma positiva e direta no desempenho de tarefas

Originalidade: A pesquisa traz à destaque a consideração dos controles culturais nas organizações sob um aprofundamento no contexto de teletrabalho.

Contribuições teóricas e práticas: sugere que a maior interação e proximidade entre chefias, subordinados e pares permite modelar e incentivar os valores, as políticas, as regras e procedimentos da organização conquistando assim a confiança dos servidores e estimulando maior desempenho de tarefas.

Palavras-chave: Teletrabalho, Controles Culturais, Desempenho de Tarefa, Interação Social.

 

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Biografia do Autor

Jonatas Dutra Sallaberry, Ministério Público, Faculdade UnYLeYa

Titulação: Doutorando em Contabilidade pela UFSC. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Especialista em Auditoria Governamental. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Perito Contábil do Ministério Público Federal, além de professor e coordenador de curso da Faculdade UnYLeYa, já atuou como docente na Universidade de Brasília, Faculdades SPEI e Facel, Instituto Federal Goiano/Ceres, e Instituto Federal de Brasília.            

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Titulação: Doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais, Curitiba, Paraná – Brasil.

 

Maryely Andrea Jimenez Franco, Universidade Federal do Paraná

Titulação: Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná.

Antônio Zanin, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Titulação: Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Andradina, Mato Grosso do Sul – Brasil.

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Publicado

2024-01-13

Como Citar

Sallaberry, J. D., Santos, E. A. dos, Franco, M. A. J., & Zanin, A. (2024). Controles Culturais e Desempenho de Tarefas de Servidores Públicos em Teletrabalho. Administração Pública E Gestão Social, 16(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v16i1.15776

Edição

Seção

Artigos