E-participation: An Analysis of the 13th State Conference on Social Assistance in Santa Catarina, Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.18131

Resumo

Objetivo da pesquisa: Analisar como a prática da e-Participação, aplicada na 13ª Conferência de Assistência Social do Estado de Santa Catarina, realizada em 2021, favoreceu ou dificultou a participação e em que medida influenciou os atores na tomada de decisão.

Enquadramento teórico: As conferências são espaços de participação social e de deliberação para a formulação de planos para a política de Assistência Social e são realizadas no Brasil desde 1995, presencialmente. Devido a pandemia de Covid-19, o formato foi alterado para virtual. Para fundamentar essas perspectivas exploramos a literatura sobre participação cidadã em conferências, e-participação durante a pandemia de Covid-19 e elementos que influenciam o processo de e-participação e mediação.

Metodologia: Analisamos as três fases do processo conferencial: preparatória, execução e conclusão. O desenho metodológico é influenciado principalmente pelo trabalho de Coelho, Cunha e Pozzebon (2022) que seguem uma abordagem baseada em processos, e considera os atores, o design, a interação, os mecanismos de influência e mediação, somados, levam aos resultados do processo de e-participação. Utilizamos fontes múltiplas para essa análise: pesquisa bibliográfica e documental, questionário e observação.

Resultados:  O formato virtual apresenta maior objetividade à discussão das pautas, favorece a inclusão de mais indivíduos, requer menor investimento à realização das conferências. Contudo, exige maior habilidade dos participantes, principalmente no uso de tecnologias, o que dificulta a participação principalmente dos usuários do Sistema Único de Assistência Social.

Originalidade: Estudos sobre conferências tem investigado elementos distintos. Contudo, observa-se ausência de estudos sobre conferências em formato on-line, em específico na Assistência social e no período da pandemia.

Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa contribui ao constatar que muitas das dificuldades apresentadas no formato virtual on line também são apontadas em estudos sobre conferências em formato presencial.

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Biografia do Autor

Sulivan Desirée Fischer, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Grupo de Pesquisa Calliolis

Professora Assistente do Departamento de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconomicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (DAP/ESAG/UDESC).

Coordenadora do Curso de Administração Pública e Chefe do Departamento.

Doutorado pela UFBA em Administração.

Bruna Hamerski, https://www.udesc.br/

Sou formada em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2014-2018), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, 2019-2021) e atualmente é doutorando em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2021-). Comecei a estudar o tema participação cidadã ainda na graduação quando me deparei com as políticas públicas dos conselhos locais e desenvolvi um grande interesse pelo assunto. Meus interesses de pesquisa estão centrados em Políticas Públicas e Ciência Política utilizando perspectivas fenomenológicas e crítica de pesquisa. Na graduação, fui voluntário no NUPEGEM (Núcleo de Pesquisa em Gestão Municipal) e no GEDAP (Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Administração Pública), ambos em Porto Alegre (RS) – Brasil. Atualmente faço parte do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento (CALLIPOLIS) da UDESC (Florianópolis – Brasil)

Cléia Demétrio Pereira, https://www.udesc.br/

Doutora em Ciências da Educação, Professor Associado do Departamento de Pedagogia e do Programa de Mestrado Profissional em Educação em Rede Inclusiva (PROFEI) do Centro de Educação a Distância, Coordenador do Laboratório de Direitos Humanos (LabDH), Pesquisador do Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino : Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (GEPE: DHCD) e grupo de pesquisa Observatório de Políticas Curriculares e Educação Inclusiva (OPEN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - Brasil.

Leonardo Secchi, https://www.udesc.br/

É professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/Esag), vinculado ao Departamento de Administração Pública e ao mestrado e doutorado em Administração (PPGA/Esag/Udesc). Possui graduação e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em Ciência Política pela Universidade de Milão (Itália), com períodos sanduíche na Universidade de Harvard (EUA) e na Universidade Autônoma de Barcelona ( Espanha). Possui também dois pós-doutorados: em Políticas Públicas, pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), e em Administração Pública, pela Universidade de Lisboa (Portugal). Pesquisa nas áreas de políticas públicas, reformas administrativas, sustentabilidade e gestão universitária, tendo publicado 16 livros e/ou capítulos de livros e 38 artigos científicos em periódicos indexados. Entre 2016 e 2018 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Planejamento da UDESC. Também atuou no Conselho de Centro da ESAG (Concentro), Conselho Editorial da Editora Udesc, Conselho Universitário (CONSUNI) e foi vice-presidente do Conselho de Administração (CONSAD/Udesc). Até recentemente foi Presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e conselheiro do Centro de Estudos Avançados em Controle e Administração Pública, do Tribunal de Contas da União (TCU).

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Fischer, S. D., Hamerski, B., Pereira, C. D., & Secchi, L. (2025). E-participation: An Analysis of the 13th State Conference on Social Assistance in Santa Catarina, Brazil. Administração Pública E Gestão Social, 17(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.18131

Edição

Seção

Artigos