E-participation: An Analysis of the 13th State Conference on Social Assistance in Santa Catarina, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v17i1.18131Resumo
Objetivo da pesquisa: Analisar como a prática da e-Participação, aplicada na 13ª Conferência de Assistência Social do Estado de Santa Catarina, realizada em 2021, favoreceu ou dificultou a participação e em que medida influenciou os atores na tomada de decisão.
Enquadramento teórico: As conferências são espaços de participação social e de deliberação para a formulação de planos para a política de Assistência Social e são realizadas no Brasil desde 1995, presencialmente. Devido a pandemia de Covid-19, o formato foi alterado para virtual. Para fundamentar essas perspectivas exploramos a literatura sobre participação cidadã em conferências, e-participação durante a pandemia de Covid-19 e elementos que influenciam o processo de e-participação e mediação.
Metodologia: Analisamos as três fases do processo conferencial: preparatória, execução e conclusão. O desenho metodológico é influenciado principalmente pelo trabalho de Coelho, Cunha e Pozzebon (2022) que seguem uma abordagem baseada em processos, e considera os atores, o design, a interação, os mecanismos de influência e mediação, somados, levam aos resultados do processo de e-participação. Utilizamos fontes múltiplas para essa análise: pesquisa bibliográfica e documental, questionário e observação.
Resultados: O formato virtual apresenta maior objetividade à discussão das pautas, favorece a inclusão de mais indivíduos, requer menor investimento à realização das conferências. Contudo, exige maior habilidade dos participantes, principalmente no uso de tecnologias, o que dificulta a participação principalmente dos usuários do Sistema Único de Assistência Social.
Originalidade: Estudos sobre conferências tem investigado elementos distintos. Contudo, observa-se ausência de estudos sobre conferências em formato on-line, em específico na Assistência social e no período da pandemia.
Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa contribui ao constatar que muitas das dificuldades apresentadas no formato virtual on line também são apontadas em estudos sobre conferências em formato presencial.
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