O Plano Nacional de Educação: Análise do Processo de Construção de uma Política Pública tipicamente Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11584

Resumo

O objetivo deste caso de ensino é possibilitar o debate sobre a estrutura do Plano Nacional de Educação e seu percurso de elaboração, implementação e avaliação, utilizando como pano de fundo o ciclo de política pública e os modelos racionalista e argumentativo de análise prescritiva. Esta é a típica história de uma política pública que mobilizou milhões de pessoas para ser debatida e elaborada, sofreu para nascer mesmo num ambiente político favorável, criou uma série de sonhos, frustrações, relacionamentos e rivalidades. No entanto, mostrou mais uma vez que vale a pena fomentar o diálogo sobre aquilo que se acredita mesmo sabendo que as cartas estão embaralhadas para que tudo dê errado. O caso prático debate a distinção entre política de governo e política de Estado, os limites dos planejamentos de longo prazo em ambientes democráticos, instigando docente e discente no debate propositivo e pedagógico com a ilustração do Plano Nacional de Educação.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Secchi, L., Souza de Franceschi Nunes, G., & De Chaves, T. J. (2021). O Plano Nacional de Educação: Análise do Processo de Construção de uma Política Pública tipicamente Brasileira. Administração Pública E Gestão Social, 13(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11584

Edição

Seção

Casos para ensino