O Espaço em Situações de Gestão: entre a gestão estratégica e a gestão social

Autores

  • Thiago Duarte Pimentel Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v6i3.4601

Resumo

Partindo da suposição de que as estruturas ônticas da realidade, espaço e tempo, têm rebatimentos sobre seus domínios epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos, neste artigo realizo uma discussão sobre os conceitos de espaço social e de situação de gestão, tentando esboçar seus desdobramentos no âmbito da gestão estratégica e da gestão social. Reviso teoricamente os temas espaço, na teoria social, gestão estratégica e gestão social buscando evidenciar a emergência do espaço como dimensão relevante em situações de gestão. Em seguida, analiso as formas de relacionamento, utilização e modulação do espaço por diferentes atores sociais, organizacionais e institucionais num dado contexto. Especificamente, apresento um “catálogo” das categorias espaciais na teoria social e suas possíveis implicações sobre a gestão estratégica ou social. Espera-se que a identificação das formas de utilização estratégicas do espaço permita potencializar as relações produtivas, enquanto as sociais contribuam para inserção, coletiva e democrática de atores na esfera pública.

Palavras-chave: ontologia, espaço, situações de gestão, gestão social, gestão estratégica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor e pesquisador na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Bacharel em Turismo (Ênf. Planejamento Integrado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais/PPGCSO/UFJF e de Administração/PPGA/UFV e também nos bacharelados de Turismo e Interdisciplinar em Ciências Humanas/BACH, ambos da UFJF. É coordenador de curso do BACH. Coeditor Geral e Editor de Política Editorial do periódico Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET/ UFJF. É líder do grupo de pesquisa Conhecimento, Organização e Turismo - COGITO (CNPq/ UFJF) e pesquisador do Núcleo Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) e do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS / UFMG). Coordena o Observatório Econômico e Social do Turismo (UFJF) e o Laboratório de Planejamento Turístico (LAPLANTUR / UFJF). É membro titular do Conselho Municipal de Turismo/COMTUR da cidade de Juiz de Fora/MG e líder do comitê de Pesquisa, Informação & Cultura. Interessa-se e atua nas áreas de Sociologia, Administração e Turismo, com ênfase, nas seguintes linhas de pesquisa e campos temáticos: (1) Teoria Social - ontologia, epistemologia, realismo crítico e hermenêutica; (2) Sociologia das Organizações - Espaço, Identidade e Poder, Administração Pública e Gestão Social, e Gestão Coletiva de Bens Públicos e Desenvolvimento; (3) Turismo e do Espaço Turístico - História e Modelos Explicativos do Turismo, Gestão e Planejamento do Espaço Turístico, Governança Territorial em Destinos Turísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-09

Como Citar

Pimentel, T. D. (2014). O Espaço em Situações de Gestão: entre a gestão estratégica e a gestão social. Administração Pública E Gestão Social, 6(3), 141–150. https://doi.org/10.21118/apgs.v6i3.4601

Edição

Seção

Artigos