O MARKETING SOCIAL COMO UMA FERRAMENTA DE PROMOÇÃO PARA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v1i1.3998Palabras clave:
Marketing Social, Ações sociais, Promoção da ImagemResumen
Este estudo objetiva verificar em que medida o marketing social, através da utilização das ferramentas mercadológicas, pode agregar valor e fortalecer a imagem das instituições que investem em ações sociais. Foi avaliada a percepção que as pessoas têm do Colégio Sete de Setembro, principal financiador do projeto social CERSPA (Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso). O levantamento bibliográfico exerceu um papel fundamental, uma vez que os conceitos literários aprendidos serviram de base para a análise da instituição estudada. Foi escolhida uma amostra não probabilística de 120 clientes. Os resultados obtidos, através da aplicação de questionário com os clientes do colégio, mostram que os projetos sociais desenvolvidos não têm o devido reconhecimento, comprovando, também, que não há o conhecimento da real ideologia da instituição, que, erroneamente, foi avaliada como uma empresa privada com fins estritamente econômicos. Por fim, ressalta-se que a propaganda oral está identificada, na pesquisa, como principal meio de comunicação presente na organização, o que somente enfatiza a inexistência da utilização do marketing social para a promoção da identidade institucional e valorização das ações sociais.
Descargas
Citas
Getúlio Vargas, 1984.
CAMARGO, Mariângela et al. Gestão do Terceiro Setor no Brasil: estratégias de captação
de recursos para organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Futura, 2001.
FERNANDES, Rubem César. Privado porém Público: o Terceiro Setor na América Latina.
Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996.
FONTES, Miguel. Marketing Social revisitado: novos paradigmas do mercado social.
Florianópolis: Futura, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação
à pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1997.
KOTLER, Philip; ROBERTO, Eduardo. Marketing Social: estratégias para alterar o
comportamento público. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia
científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre:
Bookman, 2001.
MATTAR, Frauzer Najib. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento. 5. ed. São
Paulo: Atlas, 1999.
MELO NETO, Francisco Paulo; FROÉS, Cesár. Responsabilidade Social e Cidadania
Empresarial: a Administração do Terceiro Setor. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Comunicação integrada de marketing: gestão dos
elementos de comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
SCHIAVO, M. R.; FONTES, M. B. Conceito e Evolução do Marketing Social. Rio de
Janeiro: Pioneira, 1997.
VAZ, Gil Nuno. Marketing Institucional: o mercado de Idéias e Imagens. São Paulo:
Pioneira, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en la Revista de Administración Pública y Gestión Social (APGS) deben concordar con los siguientes términos:
- Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, además, la obra deben ser simultáneamente licenciada bajo la Creative Commons Attribution License, permitiendo la compartición del trabajo con reconocimiento de la autoría y su publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contractos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son estimulados a publicar y a distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar críticas y sugerencias provechosas, bien como aumentar el impacto y la mención del trabajo publicado.
- Autores reservan el derecho editorial en esta revista de efectuar, en las obras originales, alteraciones de orden normativa, ortográfica y gramatical pretendiendo atender su política editorial y mantener la forma culta de la lengua, pero respectando el estilo de los autores.
- Autores asumen exclusiva responsabilidad por las opiniones emitidas en las obras publicadas por esta revista.