Formação da Agenda: método de Policy Advocacy para ensino de Políticas Públicas

Autores/as

  • Leonardo Secchi Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGA/ESAG/UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v4i1.4046

Palabras clave:

Policy advocacy, Políticas Públicas, Formação da Agenda

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar um método didático chamado Trabalho de Formação da Agenda como estratégia para reforçar a relação teoria e prática em disciplinas de Políticas Públicas. Este método vem sendo testado desde 2010 em curso de graduação de Administração Pública, e consiste em envolver os alunos em atividades de policy advocacy, ou seja, engajamento na influência da opinião pública e das agendas da mídia, política e governamental de algum problema público ou proposta de intervenção. O artigo apresenta os conceitos fundamentais sobre o tema, o planejamento do método didático, as estratégias de orientação dos trabalhos de campo e o método de avaliação empregado. Os resultados são positivos do ponto de vista de aprendizagem dos conteúdos formais de políticas públicas e do engajamento estudantil em atividade política extra-classe.

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Biografía del autor/a

Leonardo Secchi, Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGA/ESAG/UDESC)

Doutorado em Ciências Políticas - Universidade de MilãoMestrado em Administração - UFSCGraduação em Administração - UFSCProfessor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universiade do Estado de Santa Catarina (PPGA/ESAG/UDESC)

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Publicado

2012-09-18

Cómo citar

Secchi, L. (2012). Formação da Agenda: método de Policy Advocacy para ensino de Políticas Públicas. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 4(1), 32–47. https://doi.org/10.21118/apgs.v4i1.4046

Número

Sección

Artículos