Será uma Comunidade de Prática? Um Estudo de Caso sobre o Processo de Aprendizagem da Diretoria de Tecnologia da Informação de uma Universidade Federal da região norte do Brasil.

Autores/as

  • Sandra Alberta Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Lúcia de Medeiros Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v3i3.4055

Palabras clave:

aprendizagem organizacional, comunidade de prática e gestão de pessoas

Resumen

Resumo: A aprendizagem organizacional tem sido reconhecida como uma estratégia crucial para as organizações contemporâneas – públicas e privadas – que buscam realizar suas atividades com eficácia e eficiência. Entre os estudos a respeito de aprendizagem têm-se os sobre Comunidade de Prática (CdP), termo introduzido na literatura em 1991 por Lave e Wenger, e cuja origem está na teoria da aprendizagem social. Esse estudo tem como objetivo compreender como acontece o processo de aprendizagem da Diretoria de Tecnologia da Informação de uma Universidade Federal da região norte, analisando se o meio utilizado para aprender apresenta características de uma comunidade de prática, em comparação com outros possíveis arranjos grupais, à luz da definição de Wenger. Para comprovar a existência de uma comunidade de prática pressupõe-se que ela apresente as dimensões: engajamento, reflexão e alinhamento. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa de caráter exploratório foi o estudo de caso.

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Biografía del autor/a

Sandra Alberta Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Universidade Federal do Tcoantins. Curso de Administração. Doutoranda em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ana Lúcia de Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Universidade Federal do Tcoantins. Curso de Ciências Econômicas. Doutoranda em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2012-09-19

Cómo citar

Ferreira, S. A., & Medeiros, A. L. de. (2012). Será uma Comunidade de Prática? Um Estudo de Caso sobre o Processo de Aprendizagem da Diretoria de Tecnologia da Informação de uma Universidade Federal da região norte do Brasil. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 3(3), 279–299. https://doi.org/10.21118/apgs.v3i3.4055

Número

Sección

Artículos