Orçamento participativo: a visão do graduando em gestão pública
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v4i4.4068Palabras clave:
Orçamento participativo, Análise Fatorial, Administração PúblicaResumen
Este paper objetivou identificar qual a percepção dos graduandos em gestão pública sobre a adoção do orçamento participativo como uma técnica de gestão efetiva. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem quantitativa. O universo eram graduandos em gestão pública, cuja amostra por acesso foi de 482 estudantes. Para tratar os dados adotaram-se as estatísticas descritiva e multivariada, com a técnica análise fatorial exploratória. O instrumento questionário era composto por dois blocos de questões, o primeiro, sociodemográfico e o segundo suportado por uma escala de grau de concordância de cinco pontos e composto de 19 (dezenove) variáveis. Dentre os resultados, têm-se a formação de seis fatores que explicam a percepção dos alunos quanto ao orçamento participativo, com ênfase aos fatores O orçamento participativo deve ser implementado independente de fatores políticos, detenho o conhecimento sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e Orçamento Participativo e O gerencialismo é o melhor modelo para se implementar o orçamento participativo. Outro resultado é a noção sobre a prática do orçamento participativo que o curso de gestão pública desenvolve nos alunos, que se mostrou importante e presente. Conclui-se que os alunos compreendem os conceitos que norteiam o orçamento democrático e sabem que o contexto de aplicação ideal é o modelo de gestão publica moderna.
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