Raça, classe e gênero

educação e interseccionalidade pela perspectiva de artigos da ANPEd

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v12i01.11862

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Educação, Educação das relações étnico-raciais

Resumo

O artigo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica de pesquisas que investigaram a educação das relações étnico-raciais sob a perspectiva de famílias negras. O recorte foi feito a partir dos artigos da “Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação” – ANPEd, entre os anos de 2011 a 2019. Os descritores utilizados na busca foram os termos interseccionalidade; educação; relações étnico-raciais. Os Grupos de Trabalho analisados constituíram-se pelos GTs 03, 04, 07, 21 e 23, havendo maior aproveitamento nos GTs 07 e 21. Consideramos que o trabalho produzido permitiu um maior contato com as pesquisas feitas, o que possibilitou a familiaridade com o campo e com as brechas existentes, que ficaram nítidas no desenrolar deste artigo.

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Biografia do Autor

Juliana Moreira Borges, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestranda em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora pela Prefeitura de Belo Horizonte. Compõe o Núcleo das Relações Étnico-Raciais da Rede Municipal de Belo Horizonte.

Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Educação e do  quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

José Eustáquio de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Programa de Mestrado em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

BORGES, J. M.; PASSOS, D. O. R. dos .; BRITO, J. E. de. Raça, classe e gênero: educação e interseccionalidade pela perspectiva de artigos da ANPEd. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021005, 2021. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v12i01.11862. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/11862. Acesso em: 18 abr. 2024.