Raça, classe e gênero

educação e interseccionalidade pela perspectiva de artigos da ANPEd

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v12i01.11862

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Educação, Educação das relações étnico-raciais

Resumo

O artigo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica de pesquisas que investigaram a educação das relações étnico-raciais sob a perspectiva de famílias negras. O recorte foi feito a partir dos artigos da “Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação” – ANPEd, entre os anos de 2011 a 2019. Os descritores utilizados na busca foram os termos interseccionalidade; educação; relações étnico-raciais. Os Grupos de Trabalho analisados constituíram-se pelos GTs 03, 04, 07, 21 e 23, havendo maior aproveitamento nos GTs 07 e 21. Consideramos que o trabalho produzido permitiu um maior contato com as pesquisas feitas, o que possibilitou a familiaridade com o campo e com as brechas existentes, que ficaram nítidas no desenrolar deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Moreira Borges, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestranda em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora pela Prefeitura de Belo Horizonte. Compõe o Núcleo das Relações Étnico-Raciais da Rede Municipal de Belo Horizonte.

Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Educação e do  quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

José Eustáquio de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Programa de Mestrado em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Referências

ALEXANDRE, Ivone Jesus.“Aquela preta não é minha amiga!”: interações e socialização de crianças haitianas nas escolas de educação infantil em Sinop/MT. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís do Maranhão. Anais... São Luís do Maranhão, 2017.

AMARAL, Arleandra Cristina Talin do. A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2015.

AMARAL, Arleandra Cristina Talin do. Com a palavra as crianças: algumas reflexões sobre as relações raciais na escola. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais... Natal, 2011.

ARAUJO, Débora Cristina de. Pesquisas sobre literatura infanto-juvenil e relações raciais: um breve estado da arte. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais... Natal, 2011.

AUGUSTO, Aline de Assis. Educação infantil e relações étnico-raciais: a lei no papel, a lei na escola. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2015.

BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel (org.). Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BRASIL. Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2003.

CARVALHO, Thaís Regina de. Educação das relações étnico-raciais e políticas de formação continuada de professores/as da educação infantil: experiências de Florianópolis/SC. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís do Maranhão. Anais... São Luís do Maranhão, 2017.

CASTRO, Mary Garcia; ABRAMOVAY, Miriam (org.). Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. Brasília, DF: UNESCO; INEP, Observatório de Violência nas Escolas, 2006.

CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na Educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.

COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento feminista Negro. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011.

CRUZ, Silvia Helena Vieira. Considerações acerca da discriminação étnico-racial em crianças pequenas. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2015.

GAUDIO, Eduarda Souza. Dimensão étnico-racial na educação infantil: um olhar sobre a perspectiva das crianças. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2015.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan./jun. 2003. https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100012.

HOOKS, Bell. Vivendo de Amor. In: WERNECK, Jurema; MENDONÇA, Maisa; WHITE, Evelyn C. (org.). O livro da saúde das mulheres negras. Nossos passos vêm de longe. Rio de Janeiro: Pallas/Criola, 2000. p. 188-198.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: famílias e domicílios - resultados da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

JOVINO, Ione da Silva. Personagens negras na literatura infantil brasileira de 1980 a 2000: revisitando o tema. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís do Maranhão. Anais... São Luís do Maranhão, 2017.

MARQUES, Tatyanne Gomes. “Pensa aí, uma negra, pobre, do interior dos interiores que decidiu estudar [...]”: reflexões sobre o perfil e as condições de acesso ao ensino superior de jovens mulheres da roça. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís do Maranhão. Anais... São Luís do Maranhão, 2017.

MENDES, Marília Silva. A identidade racial a partir de um grupo de crianças da educação infantil na rede municipal do Recife. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Cadernos PENESB, Rio de Janeiro, n. 5, p. 15-34, 2004.

PAIXÃO, Lea Pinheiro. Significado da escolarização para um grupo de catadoras de um lixão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 124, p. 141-170, jan./abr. 2005. https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000100008.

QUEIROZ, Claudia Alexandre; PASSOS, Mailsa Carla Pinto. Sobre maçãs e sobre mangas: notas de uma pesquisa em diálogo com crianças afro-brasileiras e com a literatura. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais... Porto de Galinhas, 2012.

RITTI, Rosalinda Carneiro de Oliveira. Todo dia eu penso: meu Deus, onde foi que eu errei? Os desafios de ser mãe na periferia. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais... Goiânia, 2013.

ROSEMBERG, Fúlvia. Raça e desigualdade educacional no Brasil. In: AQUINO, Julio Groppa (org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. p. 73-91.

SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e. Estado da arte, política curricular e relações raciais: as pesquisas nas produções da ANPEd (2000-2015). In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís do Maranhão. Anais... São Luís do Maranhão, 2017.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, Maria Palmira da. Identidade racial brasileira. In: SANTOS, Gevanilda; SILVA, Maria Palmira da (org.). Racismo no Brasil: percepções da discriminação e do preconceito racial do século XXI. 1. ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005. p. 37-44.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Espaços para educação das relações interétnicas: contribuições da produção científica e da prática docente, entre gaúchos, sobre negro e educação. In: SILVA, Luiz Heron da (org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 381-396.

SILVA, Tarcia Regina da. Que cor é a minha cor? A autoidentificação racial das crianças na educação infantil. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís do Maranhão. Anais... São Luís do Maranhão, 2017.

SOARES, Lucineide Nunes; SILVA, Santuza Amorim da. Relações étnico-raciais e educação infantil: ouvindo crianças e adultos. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais... Goiânia, 2013.

VANZUITA, Simone. O que “dizem” as crianças no contexto das políticas de ações afirmativas? In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2015.

Publicado

2021-12-21

Como Citar

BORGES, J. M.; PASSOS, D. O. R. dos .; BRITO, J. E. de. Raça, classe e gênero: educação e interseccionalidade pela perspectiva de artigos da ANPEd. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021005, 2021. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v12i01.11862. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/11862. Acesso em: 4 nov. 2024.