COMPREENSÃO E DIÁLOGO: CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA GADAMERIANA À EDUCAÇÃO

Autores

  • Raimundo José Barros Cruz UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.40

Palavras-chave:

Hermenêutica, Compreensão, Racionalidade, Diálogo, Educação.

Resumo

O significativo êxito alcançado pela hermenêutica no interior do debate atual das ciências deve-se a seu posicionamento crítico sobre o modo de pensar e proceder das ciências naturais e à tendência legitimadora de um sujeito racional, dominador dos contextos possíveis. Tratar das relações pedagógicas, tomando o diálogo hermenêutico como condição e mediação indispensáveis ao processo de formação e educação do envolvidos no processo pedagógico, remete-nos, portanto, ao enfrentamento crítico das estruturas monológicas de uma sociedade contemporânea reveladora da incapacidade para o diálogo. Encontramos na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, o terreno fértil para que essa discussão seja levada em frente. Convencido de que a sociedade contemporânea revela-se incapaz para o diálogo, condição esta que se apresenta associada ao desenvolvimento técnico-científico, este autor critica a sociedade contemporânea, apresentando o componente dialógico em contraposição às estruturas monológicas próprias da racionalidade instrumental. Ao tomar o diálogo em seu sentido mais exigente, apresenta-o como um atributo natural do ser humano, possuidor de uma força transformadora que revela o próprio ser humano. Ao transportar essa discussão para o âmbito das relações pedagógicas, pretende-se justificar uma relação centrada no diálogo. E, ao superar uma superposição entre interlocutores, propiciar processos formativos pelos quais os participantes, ao contribuir com sua individualidade, favoreçam o crescimento mútuo, propiciando o surgimento de novos horizontes construtores de infinitos saberes. Dessa forma, procuraremos primeiramente localizar a pesquisa e seu objeto de estudo no amplo espaço de debate sobre a hermenêutica e tratar da considerável contribuição de Martin Heidegger à hermenêutica gadameriana. No segundo capítulo, reconstruiremos, interpretativamente, a reflexão gadameriana sobre a linguagem como fio condutor do giro ontológico da hermenêutica. E por fim, no terceiro capítulo, nos concentraremos em refletir sobre os desdobramentos pedagógicos a partir da hermenêutica gadameriana, tomando como núcleo central a importância do diálogo no interior das relações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo José Barros Cruz, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

1 -Possui graduação em FILOSOFIA - pela (URI) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 2 - Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) 3 - Graduado em TEOLOGIA pelo ITEPA - Instituto de Teologia e Pastoral - Passo Fundo/RS. 4 - Licenciado em MÚSICA pela Faculdade de Artes e Comunicação da (UPF) Universidade de Passo Fundo. 5 - MESTRADO EM EDUCAÇÃO pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da (UPF) Universidade de Passo Fundo. 6 - Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Núcleo de Pesquisa Sobre Filosofia e Educação - UPF. 7 - Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Teorias da Ação e Educação e Iluminismo e Pedagogia na Universidade de Passo Fundo e do grupo de pesquisa Racionalidade e Formação PUC RS.

Downloads

Publicado

2011-07-26

Como Citar

CRUZ, R. J. B. COMPREENSÃO E DIÁLOGO: CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA GADAMERIANA À EDUCAÇÃO. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 2, 2011. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.40. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6455. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumo de Teses e Dissertações