PERFIL DO EDUCANDO PARTICIPANTE NO I PROGRAMA PROJOVEM URBANO DE SOROCABA/SP: UM ESTUDO PRELIMINAR

Autores

  • José Roberto Garcia Uniso - Universidade de Sorocaba
  • Maria Francisca de Almeida Garcia Uniemp - Projovem Urbano
  • Wilson Sandano Uniso - Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.56

Palavras-chave:

ProJovem Urbano – Sorocaba (SP)

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o perfil dos educandos participantes do primeiro programa PROJOVEM Urbano, em Sorocaba/ SP, e as consequências para os mesmos e suas famílias. Foi elaborada uma pesquisa contendo questões fechadas e abertas, aplicada a 139 educandos de ambos os sexos, frequentadores assíduos das aulas durante o mês de março de 2010, das turmas existentes nos quatro núcleos que estão em funcionamento. Dentre as respostas quantitativas e qualitativas, a pesquisa identificou que 35% são do sexo masculino; 51% estão na faixa-etária entre 18 e 24 anos e 49% entre 25 e 29 anos; 60% trabalham, e, destes, apenas 29% possuem carteira assinada. Do universo de trabalhadores, 36% são homens, e, destes, 47% possuem carteira assinada; das trabalhadoras, somente 19% são registradas no emprego. Para 97% dos respondentes os jovens são violentos; 70% responderam que filmes violentos retratam a realidade, e, para 30% esses filmes ensinam a violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Garcia, Uniso - Universidade de Sorocaba

Professor: área Ciências Exatas e da Terra; Curso: Sistemas de Informação; Mestre: Informática - Gerenciamento de Sistemas de Informação - PUC Campinas/SP; Mestre: Educação - História e Historiografia - políticas e práticas escolares; Doutorando: Eduação - História e Historiografia - políticas e práticas escolares.

Maria Francisca de Almeida Garcia, Uniemp - Projovem Urbano

Pedagoga com especialização em psicopedagogia, ex-diretora de pré- escola municipal de Sorocaba, formadora do Projovem Urbano em Sorocaba

Wilson Sandano, Uniso - Universidade de Sorocaba

Pedagogo, doutor em História da Educação com ênfase em história e historiografica, coordenador e professor dos cursos de pós-gradução da Universidade de Sorocaba - Uniso

Downloads

Publicado

2011-07-26

Como Citar

GARCIA, J. R.; ALMEIDA GARCIA, M. F. de; SANDANO, W. PERFIL DO EDUCANDO PARTICIPANTE NO I PROGRAMA PROJOVEM URBANO DE SOROCABA/SP: UM ESTUDO PRELIMINAR. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 2, 2011. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.56. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6462. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos