A DOCÊNCIA (E A FORMAÇÃO DOCENTE) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DILEMAS E DESAFIOS

  • Simone Medeiros Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: políticas educacionais, formação de professores, educação a distância.

Resumo

Este texto parte de inquietações e problematizações de processos de formação a distância, os quais tem revelado os limites e as fragilidades da expansão da educação a distância no País, num contexto marcado por contradições nas diretrizes das políticas de formação de professores, onde essa modalidade tem sido definida como prioritária por meio de diferentes programas, projetos e ações e não de políticas e diretrizes mais amplas articuladas aquelas de formação de professores presencial. Nossa intenção é compreender (ou ao menos problematizar) como se constitui e como se revela, no interior dos debates e discussões da formação de professores no País, a docência (e a formação docente) na Educação a Distância. Dada a complexidade da temática e os limites da sua compreensão, entendemos que essa reflexão representa apenas uma contribuição para o debate em (per)curso.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Medeiros, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação, da linha Estado e Políticas Educacionais, da UFG. Mestre em Educação, da linha Tecnologias na Educação, pela UnB. Especialista em Educação a Distância (UnB). Atua no Ministério da Educação, desde 1997, na área de Formação de Professores.

Publicado
2011-07-26
Como Citar
Medeiros, S. (2011). A DOCÊNCIA (E A FORMAÇÃO DOCENTE) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DILEMAS E DESAFIOS. Educação Em Perspectiva, 1(2). https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.90
Seção
Artigos