TEORIAS E PRÁTICAS DO MULTICULTURALISMO: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.91Palavras-chave:
Multiculturalismo, Formação continuada, Práticas pedagógicaResumo
TEORIA E PRÁTICA MULTICULTURAL: SUBSÍDIOS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
JOE GOMES
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo analisar a articulação entre os campos do multiculturalismo e formação continuada do professor de Educação Física para construção de práticas pedagógicas atentas às diferenças e superação de discursos discriminatórios. Procura responder a questão central: quais os desafios da formação continuada de professores de Educação Física na construção de práticas pedagógicas atentas às diferenças e superação de discursos discriminatórios em uma perspectiva multicultural? Após levantamento da produção acadêmica da área, procura analisar, também, as práticas e vozes dos professores, e a presença de discursos discriminatórios nas aulas de Educação Física. Por meio de uma pesquisa-ação, busca compreender os desafios docentes na implementação de práticas multiculturalmente orientadas. A conclusão aponta para um reduzido número de trabalhos e propostas de práticas; a presença dominante das perspectivas multiculturais folclórica e assimilacionista nas políticas de currículo pesquisada e à necessidade de superação dos discursos discriminatórios entre os alunos, através da construção de práticas pedagógicas que dialoguem com os conflitos étnicos, culturais, de orientação sexual, de gênero e padrão corporal fortemente presente nas aulas. Utilizamos como referencial teórico os estudos de CANEN (2000; 2007; 2008; 2009;); CANEN; OLIVEIRA (2002; 2009); CANDAU (2005; 2008); MOREIRA (2001); MOREIRA; CÂMARA (2008)
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