PARA UMA CRÍTICA DOS DISCURSOS DA IDENTIDADE REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.128Palavras-chave:
Educação, Identidade, Formação de Professores, Professor ReflexivoResumo
A partir da análise dos escritos de Marilda Gonçalves Dias Facci, com relação à formação de professores reflexivos, o presente artigo procura estabelecer o entrecruzamento dos conceitos Pierre Bourdianos de estrutura e habitus, presentes em O Senso Prático, alocando-os, de forma crítica, no bojo das questões relativas ao processo de produção da subjetividade docente. Em seguida, pretende questionar as identidades constituídas a partir da imersão na profissão docente, suas correlações, seus entrecruzamentos, seus traumas, suas indefinições. No bojo da questão central – que identidades? – alocada no cerne das investigações a respeito da temática da formação de professores, pretende-se analisar, sob olhar crítico, os argumentos desenvolvidos pelo aporte teórico escolhido. Procura indagar, ainda, a respeito da relevância de tal questionamento para o debate do tema da formação de professores, sobretudo da formação de professores ditos reflexivos.
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