UM CURRÍCULO DEMOCRÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES TEÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.151Palavras-chave:
currículo, democracia, teorias crítica e pós-críticaResumo
Este artigo apresenta uma discussão teórica hoje central na Sociologia da Educação, mais especificamente no campo de estudos sobre o currículo escolar. Seu propósito é abordar, à luz das teorias curriculares crítica e pós-crítica, possibilidades de elaboração e concretização de uma proposta curricular dita democrática, ou seja, interessada na articulação entre conteúdos de diferentes âmbitos disciplinares e questões de cunho social. Primeiramente, são apontados os principais pontos em que as análises curriculares críticas continuam relevantes nos dias atuais e, em seguida, discutidas as novas abordagens trazidas pela teoria pós-crítica, explorando tanto aspectos que propiciam um avanço no campo curricular, quanto desafios que surgem da utilização das novas categorias propostas.
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