A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DURANTE O PERÍODO MILITAR: A ESCOLARIZAÇÃO DOS 7 AOS 14 ANOS

Autores

  • Renata Machado de Assis Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.171

Palavras-chave:

educação, legislação brasileira, ditadura militar.

Resumo

Foi objetivo desse estudo bibliográfico, percorrer os caminhos históricos da educação brasileira durante o período militar, compreendendo um pouco mais sobre o contexto e as influências exercidas na educação, e de modo específico, verificando como se deu a educação de crianças e pré-adolescentes de 7 a 14 anos. A opção pelo período da ditadura militar é por perceber que, durante as décadas de 1964 a 1985, houve iniciativas de normatizar a educação no país, especialmente com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) para o ensino de 1º e 2º graus em 1971. E ainda, foi quando se constatou que a obrigatoriedade do ensino básico realmente se concretizou, pelo menos teoricamente, passando de 4 para 8 anos de duração. Percebe-se que a educação se pauta pelas leis criadas no país, mas o seu andamento depende, principalmente, da forma como essas leis são colocadas em prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Machado de Assis, Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí

Docente do curso de Educação Física do Campus Jataí - UFG; mestre em Educação pela FE/UFMG; doutoranda em Educação pela FE-UFG; membro do Nesec (Núcleo de Estudos Sociedade Educação e Cultura), do CAJ/UFG, e do Nedesc (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Documentação Educação,
Sociedade e Cultura), da FE/UFG, ambos cadastrados no CNPQ.

Downloads

Publicado

2013-02-07

Como Citar

DE ASSIS, R. M. A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DURANTE O PERÍODO MILITAR: A ESCOLARIZAÇÃO DOS 7 AOS 14 ANOS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.171. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6512. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos