DO LADO BOM DA BARREIRA: TRAJETÓRIAS E ESTRATÉGIAS SOCIAIS E ESCOLARES DE RAYMUNDO AUGUSTO DA SILVA MAIA (1900-1990)

Autores

  • Letícia Pereira Sousa Universidade Federal de São João del - Rei, UFSJ
  • Écio Antônio Portes Universidade Federal de São João del - Rei, UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.172

Palavras-chave:

trajetórias, estratégias, trabalho.

Resumo

O propósito desse trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa empreendida  entre março de 2007 e fevereiro de 2008 que se ocupou com as trajetórias sociais e escolares de um jovem itabirano, pertencente aos meios populares. As fontes consultadas se resumem aos arquivos do Departamento de Serviços Gerais da UFMG, detidamente os documentos sobre a Caixa dos Estudantes Pobres “Edelweiss Barcellos” e os documentos dos arquivos da Seção de Ensino da Faculdade de Direito. O período estudado diz respeito ao momento de nascimento e de falecimento do investigado. A metodologia utilizada foi aquela atinente a reconstrução das trajetórias e das estratégias sociais e escolares. Os resultados obtidos, a partir dos documentos encontrados confirmam e contribuem para a compreensão e feitura de um painel, repleto de sentidos, sobre a escolarização de longo curso efetuada por sujeitos das camadas populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-09

Como Citar

SOUSA, L. P.; PORTES, Écio A. DO LADO BOM DA BARREIRA: TRAJETÓRIAS E ESTRATÉGIAS SOCIAIS E ESCOLARES DE RAYMUNDO AUGUSTO DA SILVA MAIA (1900-1990). Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 2, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.172. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6513. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos