DO LADO BOM DA BARREIRA: TRAJETÓRIAS E ESTRATÉGIAS SOCIAIS E ESCOLARES DE RAYMUNDO AUGUSTO DA SILVA MAIA (1900-1990)
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.172Palavras-chave:
trajetórias, estratégias, trabalho.Resumo
O propósito desse trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa empreendida entre março de 2007 e fevereiro de 2008 que se ocupou com as trajetórias sociais e escolares de um jovem itabirano, pertencente aos meios populares. As fontes consultadas se resumem aos arquivos do Departamento de Serviços Gerais da UFMG, detidamente os documentos sobre a Caixa dos Estudantes Pobres “Edelweiss Barcellos” e os documentos dos arquivos da Seção de Ensino da Faculdade de Direito. O período estudado diz respeito ao momento de nascimento e de falecimento do investigado. A metodologia utilizada foi aquela atinente a reconstrução das trajetórias e das estratégias sociais e escolares. Os resultados obtidos, a partir dos documentos encontrados confirmam e contribuem para a compreensão e feitura de um painel, repleto de sentidos, sobre a escolarização de longo curso efetuada por sujeitos das camadas populares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.