O PEDAGOGO E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva UFV
  • Soraia Lourenço de Aquino UFV

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.205

Palavras-chave:

Pedagogia, formação do pedagogo, Representações Sociais

Resumo

RESUMO: Este artigo contempla resultados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar as Representações Sociais dos egressos do Curso de Pedagogia sobre os espaços educativos formais e não formais de atuação do pedagogo. Esta investigação de caráter qualitativo foi fundamentada por uma pesquisa bibliográfica e empírica envolvendo a participação de pedagogas egressas do Curso de Pedagogia de uma instituição federal de ensino superior. A coleta dos dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada e de um questionário. Os resultados apontam para a diversidade dos contextos formais e não formais de atuação do pedagogo, os desafios enfrentados na dinâmica do trabalho desenvolvido, a insuficiência teórica e, sobretudo, prática da formação inicial face às demandas emergentes, havendo, assim um destaque para os saberes da experiência construídos no âmbito da formação continuada. As considerações apontam que a profissão do pedagogo se constitui em identidades diversas e possíveis face às singularidades dos contextos atuação.

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Publicado

2012-05-09

Como Citar

SARAIVA, A. C. L. C.; DE AQUINO, S. L. O PEDAGOGO E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 2, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.205. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6523. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos