APLICAÇÃO PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E ALIMENTOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • Silvane Guimarães Silva Gomes UFV

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.226

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problema, Tecnologias da Informação e Comunicação, Projeto Pedagógico, Mestrado Profissional, Educação a Distância.

Resumo

A utilização de novas tecnologias de informação e comunicação (nTICs)  no processo educacional tem se apresentado como boa alternativa e potencial solução para atender profissionais que atuam no mercado de trabalho e desejam se atualizar de forma continuada, sem a necessidade de deslocamento até uma instituição educacional. Apesar da variedade de cursos oferecidos na modalidade a distância, existe uma lacuna no que se refere ao atendimento dos profissionais docentes do ensino tecnológico ou profissional. Nesse contexto, o objetivo geral desse trabalho foi avaliar a adequação da utilização dos princípios de aprendizagem baseada em problema (ABP) em um projeto pedagógico (PP) para um curso de Mestrado Profissional (MP) em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a ser oferecido na modalidade a distância utilizando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Metodologicamente o trabalho foi estruturado da seguinte forma: introdução; revisão de literatura; metodologia; caracterização do universo de interesse; projeto pedagógico; estruturação de um conteúdo do PP utilizando ABP no AVA; avaliação do PP e da estruturação do conteúdo; e, por fim as conclusões e as considerações finais. Na caracterização do universo de interesse buscou-se identificar e traçar o perfil de docentes de cursos técnicos e tecnológicos da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com o objetivo de confirmar demanda para um mestrado a distância nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvane Guimarães Silva Gomes, UFV

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1991), mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2011). É professora vinculada a coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD), na Universidade Federal de Viçosa. Tem desenvolvido suas pesquisas e estudos na área de Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2012-05-09

Como Citar

GOMES, S. G. S. APLICAÇÃO PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E ALIMENTOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 2, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.226. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6531. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumo de Teses e Dissertações