APLICAÇÃO PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E ALIMENTOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.226Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problema, Tecnologias da Informação e Comunicação, Projeto Pedagógico, Mestrado Profissional, Educação a Distância.Resumo
A utilização de novas tecnologias de informação e comunicação (nTICs) no processo educacional tem se apresentado como boa alternativa e potencial solução para atender profissionais que atuam no mercado de trabalho e desejam se atualizar de forma continuada, sem a necessidade de deslocamento até uma instituição educacional. Apesar da variedade de cursos oferecidos na modalidade a distância, existe uma lacuna no que se refere ao atendimento dos profissionais docentes do ensino tecnológico ou profissional. Nesse contexto, o objetivo geral desse trabalho foi avaliar a adequação da utilização dos princípios de aprendizagem baseada em problema (ABP) em um projeto pedagógico (PP) para um curso de Mestrado Profissional (MP) em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a ser oferecido na modalidade a distância utilizando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Metodologicamente o trabalho foi estruturado da seguinte forma: introdução; revisão de literatura; metodologia; caracterização do universo de interesse; projeto pedagógico; estruturação de um conteúdo do PP utilizando ABP no AVA; avaliação do PP e da estruturação do conteúdo; e, por fim as conclusões e as considerações finais. Na caracterização do universo de interesse buscou-se identificar e traçar o perfil de docentes de cursos técnicos e tecnológicos da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com o objetivo de confirmar demanda para um mestrado a distância nessa área.Downloads
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Publicado
2012-05-09
Como Citar
GOMES, S. G. S. APLICAÇÃO PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E ALIMENTOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 2, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.226. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6531. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Resumo de Teses e Dissertações
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