IMPACTO DA MUDANÇA DE NOMENCLATURA DE DEFICIÊNCIA MENTAL PARA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Aline Aparecida Veltrone Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.235

Palavras-chave:

Educação Especial, deficiência mental, deficiência intelectual.

Resumo

A definição da deficiência intelectual sempre representou uma dificuldade no cenário educacional brasileiro. Na atualidade, o Brasil tem adotado a terminologia preconizada pela American Associatin on Intellectual Disabilities, que advoga a mudança de terminologia de retardo mental para deficiência intelectual. Este estudo tem por objetivo investigar a percepção de profissionais da rede municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo sobre o impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e os resultados indicam que os participantes consideram tanto aspectos positivos quanto negativos na mudança de nomenclatura, evidenciando o quão complexo um construto científico pode ser. Discute-se ainda que tal complexidade deve ser discutida na comunidade científica e também nos cursos de formação de professores pois tal temática tem reflexo direto na prática educacional que temos diante dos alunos com deficiência intelectual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Aparecida Veltrone, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pedagoga pela Unicamp. Mestre , doutora e pós-doutoranda em Educação Especial pelo programa de pós-graduação em Educação Especial da UFSCar.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Professora adjunta do Departamento de Psicologia, Licenciatura em Educação Especial e Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Coordenadora nacional do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP)

Downloads

Publicado

2013-02-07

Como Citar

VELTRONE, A. A.; MENDES, E. G. IMPACTO DA MUDANÇA DE NOMENCLATURA DE DEFICIÊNCIA MENTAL PARA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.235. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6537. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos