ESCOLA E FAMÍLIA NO PROJETO REPUBLICANO: EDUCAR A MULHER PARA EDUCAR A CRIANÇA (1918-1938)
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.241Palavras-chave:
Educação da mulher, Disciplina, Educação da InfânciaResumo
Trata-se de pesquisa histórica que discute faces do projeto social de modernização e civilização da cidade de Montes Claros/MG – projeto que se inscreve no plano global de intensa mobilização da intelectualidade brasileira, que nos anos 1920-30 trabalharam pela unificação do país e consolidação de uma cultura brasileira. Em Montes Claros, a mudança no eixo das discussões revela um deslocamento dos motivos que justificavam a intervenção do jornal Gazeta do Norte na vida das famílias. A partir de 1918, a apropriação de conhecimentos médicos era necessária ao desenvolvimento orgânico saudável das crianças. Já nos últimos anos da década de 1920 e primeiros de 1930, os conhecimentos pedagógicos visavam uma educação moderna, em que as crianças desenvolveriam sua iniciativa e curiosidade, como também a autodisciplina, o controle dos impulsos, a sublimação dos desejos egoístas para a construção do bem-estar coletivo.
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