Mediações de leitura como estratégia para compreensão de textos por crianças de 6 anos em processo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8374

Palavras-chave:

Leitura de histórias, Alfabetização, Letramento literário, Compreensão de textos, Formação de leitores

Resumo

O artigo situa-se no contexto do letramento literário e tem por objetivo analisar as influências da leitura compartilhada de histórias para compreensão de textos por crianças de 6 anos, em processo de alfabetização. Com foco na literatura infantil procurou-se desenvolver condições para formar leitores fruidores da arte literária. Foi desenvolvida pesquisa-ação com realização de oficinas semanais de leitura compartilhada de textos literários, com crianças matriculadas no 1º ano de escolaridade. Com o trabalho sistemático foram produzidas condições para a criança ouvir a leitura e compreender a linguagem escrita. Como resultados do estudo, constatou-se que as crianças puderam verbalizar sentimentos e percepções, antecipar sentidos, confirmar hipóteses, compreender, fazer inferências, desenvolver a sensibilidade e a criatividade, aguçar a curiosidade e a imaginação, ampliar conhecimentos, abrir-se para novos universos culturais e sociais.

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Biografia do Autor

Geisa Magela Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - UNIMONTES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem.

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

VELOSO, G. M. Mediações de leitura como estratégia para compreensão de textos por crianças de 6 anos em processo de alfabetização. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020023, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8374. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8374. Acesso em: 4 nov. 2024.