Mediações de leitura como estratégia para compreensão de textos por crianças de 6 anos em processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8374Palavras-chave:
Leitura de histórias, Alfabetização, Letramento literário, Compreensão de textos, Formação de leitoresResumo
O artigo situa-se no contexto do letramento literário e tem por objetivo analisar as influências da leitura compartilhada de histórias para compreensão de textos por crianças de 6 anos, em processo de alfabetização. Com foco na literatura infantil procurou-se desenvolver condições para formar leitores fruidores da arte literária. Foi desenvolvida pesquisa-ação com realização de oficinas semanais de leitura compartilhada de textos literários, com crianças matriculadas no 1º ano de escolaridade. Com o trabalho sistemático foram produzidas condições para a criança ouvir a leitura e compreender a linguagem escrita. Como resultados do estudo, constatou-se que as crianças puderam verbalizar sentimentos e percepções, antecipar sentidos, confirmar hipóteses, compreender, fazer inferências, desenvolver a sensibilidade e a criatividade, aguçar a curiosidade e a imaginação, ampliar conhecimentos, abrir-se para novos universos culturais e sociais.
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