Processo de produção e de apropriação do conhecimento: o papel da atividade como prioridade ontológica
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.244Palavras-chave:
Ontologia critica, atividade, produção do conhecimentoResumo
A proposta do artigo é expor alguns argumentos para o debate sobre o papel da atividade como prioridade ontológica no processo de produção/apropriação do conhecimento, a partir da restituição ontológica da obra de Marx desenvolvida por George Lukács e alguns autores da Teoria Histórico Cultural especialmente, Lev Semiónivich Vigotski e Alexis Leontiev. Entendemos que as contribuições dessa Teoria apresentam convergências muito profícuas para repensar este processo, num contexto de esvaziamento teórico, de relativismo ontológico, e de uma absoluta ausência de crítica ontológica. Fundamentados no materialismo histórico do desenvolvimento humano, este autores nos permitem, retomar a importância do papel da atividade como processo histórico e mediatizado, revelando sua dimensão ontológica para pensar a unidade da teoria e da prática na busca da transformação de novas sínteses no plano da consciência e na realidade histórica.
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