Processo de produção e de apropriação do conhecimento: o papel da atividade como prioridade ontológica

Autores

  • Patricia Laura Torriglia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Margareth Feiten Cisne Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.244

Palavras-chave:

Ontologia critica, atividade, produção do conhecimento

Resumo

A proposta do artigo é expor alguns argumentos para o debate sobre o papel da atividade como prioridade ontológica no processo de produção/apropriação do conhecimento, a partir da restituição ontológica da obra de Marx desenvolvida por George Lukács e alguns autores da Teoria Histórico Cultural especialmente, Lev Semiónivich Vigotski e Alexis Leontiev. Entendemos que as contribuições dessa Teoria apresentam convergências muito profícuas para repensar este processo, num contexto de esvaziamento teórico, de relativismo ontológico, e de uma absoluta ausência de crítica ontológica. Fundamentados no materialismo histórico do desenvolvimento humano, este autores nos permitem, retomar a importância do papel da atividade como processo histórico e mediatizado, revelando sua dimensão ontológica para pensar a unidade da teoria e da prática na busca da transformação de novas sínteses no plano da consciência e na realidade histórica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Laura Torriglia, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunta III do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED), do Centro de Ciências de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Coordenadora do Núcleo de Publicações (NUP) do Centro de Ciências de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Coordenadora do Grupo de Pesquisa e estudos em ontologia crítica (GEPOC/PPGE/CED/UFSC).

Margareth Feiten Cisne, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina,(PPGE/CED/UFSC)

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Critica – Gepoc da Universidade Federal de Santa Catarina. (GEPOC/CED/PPGE/UFSC)

Professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC.

Downloads

Publicado

2013-02-07

Como Citar

TORRIGLIA, P. L.; CISNE, M. F. Processo de produção e de apropriação do conhecimento: o papel da atividade como prioridade ontológica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.244. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6541. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos