As contribuições do enfoque CTS e da Educação Matemática Crítica para a concepção de não neutralidade dos modelos matemáticos em atividades no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.290Palavras-chave:
Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática no Ensino Médio.Resumo
Este trabalho consistiu em buscar uma resposta para a seguinte questão: O enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade e a Educação Matemática Crítica podem contribuir por meio de atividades didáticas para uma concepção de não-neutralidade dos modelos matemáticos e para uma percepção dos poderes decisórios na modelagem matemática? Buscou-se os históricos e os conceitos das duas linhas mestras deste trabalho, Ciência-Tecnologia-Sociedade e Educação Matemática Crítica, além das confluências entre ambas, que permitiram argumentar em favor da concepção de não-neutralidade dos modelos matemáticos e da percepção dos poderes decisórios na modelagem matemática. A metodologia de pesquisa foi o estudo de caso, de caráter qualitativo, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de um colégio federal da região metropolitana do Rio de Janeiro. As atividades didáticas foram divididas em três etapas, a escolha do tema, o processo de modelagem matemática e as questões sócio-políticas. Três conjuntos de atividades foram desenvolvidos, cada um com uma temática: o valor da passagem do transporte público coletivo, os jogos de azar e o futebol. A pesquisa foi concluída com uma resposta positiva à pergunta de partida, ressaltando que as atividades contribuem, de fato, com uma mudança de concepção quando realizadas constantemente.
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