CENÁRIO EDUCACIONAL INCLUSIVO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS:DISCUSSÕES ACERCA DA PREPARAÇÃO E AÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Wagner Silva Martins Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG
  • Claudia Gomes Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.328

Palavras-chave:

Inclusão, Necessidades educacionais especiais, Professores

Resumo

Com o objetivo de caracterizar a preparação e ação profissional dos professores frente a implementação de escolas inclusivas, este estudo contou com a participação de 27 professores de escolas públicas regulares da cidade de Alfenas (MG). Como instrumento utilizou-se um questionário que foi analisado por meio de provas estatísticas descritivas e inferenciais. Como resultados pôde-se evidenciar que preocupantemente, 48,15% da amostra não considera ser de sua responsabilidade e competência atuar com alunos com NEE em salas de aulas regulares, fato que pode estar ainda embasado pelas pontuações como falta de formação e auxilio para este processo. Conclui-se que o cenário da inclusão de alunos com NEE na cidade de Alfenas, esbarra ainda na construção de ações profissionais mais comprometidas, criticas e construtivas para a construção de uma escola democrática.

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Biografia do Autor

Wagner Silva Martins, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

Licenciando do Curso de Geoografia - Instituto de Ciências da Natureza -ICN

Claudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

Professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

MARTINS, W. S.; GOMES, C. CENÁRIO EDUCACIONAL INCLUSIVO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS:DISCUSSÕES ACERCA DA PREPARAÇÃO E AÇÃO PROFISSIONAL. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.328. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6583. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos