CENÁRIO EDUCACIONAL INCLUSIVO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS:DISCUSSÕES ACERCA DA PREPARAÇÃO E AÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.328Palavras-chave:
Inclusão, Necessidades educacionais especiais, ProfessoresResumo
Com o objetivo de caracterizar a preparação e ação profissional dos professores frente a implementação de escolas inclusivas, este estudo contou com a participação de 27 professores de escolas públicas regulares da cidade de Alfenas (MG). Como instrumento utilizou-se um questionário que foi analisado por meio de provas estatísticas descritivas e inferenciais. Como resultados pôde-se evidenciar que preocupantemente, 48,15% da amostra não considera ser de sua responsabilidade e competência atuar com alunos com NEE em salas de aulas regulares, fato que pode estar ainda embasado pelas pontuações como falta de formação e auxilio para este processo. Conclui-se que o cenário da inclusão de alunos com NEE na cidade de Alfenas, esbarra ainda na construção de ações profissionais mais comprometidas, criticas e construtivas para a construção de uma escola democrática.
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