O PIBID e a formação de professores: da magnitude do programa aos desafios formativos institucionais
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.918Palavras-chave:
Formação docente. Licenciatura. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaResumo
Este estudo tem como objetivo problematizar os propósitos e os desafios formativos postos para a formação docente anunciados pelos projetos institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas Instituições de Ensino Superior (IES) no território mineiro. Embasado em um delineamento documental foram analisados objetivos institucionais de 39 projetos desenvolvidos entre os anos de 2009 e 2014. Como resultado evidenciou-se que as premissas sustentadoras dos projetos nas IES defendem como pressupostos o alinhamento do programa as ações de valorização e qualificação do trabalho docente, assim como na compreensão da relação Universidade/escola e a interface na/da formação/atuação docente.
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