FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: O CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.401Palavras-chave:
Formação Inicial, Currículo da Pedagogia, Ciências NaturaisResumo
O presente artigo discute o currículo da formação inicial de professores no curso de Pedagogia por meio da reflexão sobre as mudanças ocorridas na estrutura e desenvolvimento desse curso a partir da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia (Brasil, 2006). Focaliza especialmente a insuficiente abordagem dos conhecimentos específicos das disciplinas que compõem o currículo do Ensino Fundamental I e, complementarmente a essa discussão, destaca a experiência vivida por estudantes de Pedagogia que cursaram uma disciplina optativa de fundamentação teórico-conceitual de ciências naturais, em uma universidade pública de São Paulo. Ressalta-se a importância atribuída a essa disciplina pelos estudantes, que apontaram a sua relevância para a formação dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-09-04
Como Citar
GALIAN, C. A.; ARROIO, A.; SASSERON, L. H. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: O CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.401. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6611. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.