FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: O CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Cláudia Assumpção Galian Faculdade de Educação - USP
  • Agnaldo Arroio Faculdade de Educação - USP
  • Lúcia Helena Sasseron Faculdade de Educação - USP
Palavras-chave: Formação Inicial, Currículo da Pedagogia, Ciências Naturais

Resumo

O presente artigo discute o currículo da formação inicial de professores no curso de Pedagogia por meio da reflexão sobre as mudanças ocorridas na estrutura e desenvolvimento desse curso a partir da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia (Brasil, 2006). Focaliza especialmente a insuficiente abordagem dos conhecimentos específicos das disciplinas que compõem o currículo do Ensino Fundamental I e, complementarmente a essa discussão, destaca a experiência vivida por estudantes de Pedagogia que cursaram uma disciplina optativa de fundamentação teórico-conceitual de ciências naturais, em uma universidade pública de São Paulo. Ressalta-se a importância atribuída a essa disciplina pelos estudantes, que apontaram a sua relevância para a formação dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

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Biografia do Autor

Cláudia Assumpção Galian, Faculdade de Educação - USP
Docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Área de Atua nas áreas de currículo, conhecimento escolar e ensino de ciências.
Agnaldo Arroio, Faculdade de Educação - USP
Docente do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Atua na área de ensino de química.
Lúcia Helena Sasseron, Faculdade de Educação - USP
Docente do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Atua na área de ensino de física.
Publicado
2013-09-04
Como Citar
Galian, C. A., Arroio, A., & Sasseron, L. H. (2013). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: O CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA. Educação Em Perspectiva, 4(1). https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.401
Seção
Dossiê