FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: O CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Cláudia Assumpção Galian Faculdade de Educação - USP
  • Agnaldo Arroio Faculdade de Educação - USP
  • Lúcia Helena Sasseron Faculdade de Educação - USP

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.401

Palavras-chave:

Formação Inicial, Currículo da Pedagogia, Ciências Naturais

Resumo

O presente artigo discute o currículo da formação inicial de professores no curso de Pedagogia por meio da reflexão sobre as mudanças ocorridas na estrutura e desenvolvimento desse curso a partir da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Pedagogia (Brasil, 2006). Focaliza especialmente a insuficiente abordagem dos conhecimentos específicos das disciplinas que compõem o currículo do Ensino Fundamental I e, complementarmente a essa discussão, destaca a experiência vivida por estudantes de Pedagogia que cursaram uma disciplina optativa de fundamentação teórico-conceitual de ciências naturais, em uma universidade pública de São Paulo. Ressalta-se a importância atribuída a essa disciplina pelos estudantes, que apontaram a sua relevância para a formação dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Assumpção Galian, Faculdade de Educação - USP

Docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Área de Atua nas áreas de currículo, conhecimento escolar e ensino de ciências.

Agnaldo Arroio, Faculdade de Educação - USP

Docente do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Atua na área de ensino de química.

Lúcia Helena Sasseron, Faculdade de Educação - USP

Docente do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada. Atua na área de ensino de física.

Downloads

Publicado

2013-09-04

Como Citar

GALIAN, C. A.; ARROIO, A.; SASSERON, L. H. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: O CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.401. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6611. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê