Análise da educação a distância como interseção entre a formação docente, as tecnologias digitais e a pós-graduação

  • Daniel Mill UFSCar
Palavras-chave: Educação a Distância, formação docente, tecnologias digitais, pós-graduação

Resumo

Este trabalho analisa a Educação a Distância (EaD) como interseção entre a formação docente, as tecnologias digitais e a pós-graduação. Após caracterizar as temáticas, o texto mapeia a importância dada a elas em duas bases de dados com textos da área educacional, sendo 1.540 teses (doutorado em Educação) e 3.988 artigos (periódicos Qualis-A1 ou A2). Observou-se que a EaD é uma das principais formas de objetivação da relação entre formação docente, tecnologias emergentes e pós-graduação. A modalidade traz consigo possibilidades de potencializar cada uma das temáticas e estimular experiências de integração entre duas ou todas elas. Assim, a EaD emerge como um grande catalisador de mudanças e se instala nas interseções entre formação docente, tecnologias emergentes e pós-graduação. O trabalho evidencia que as temáticas, em conjunto, não têm recebido a devida importância em termos de estudos publicados em teses e artigos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mill, UFSCar
Doutor em Educação, Professor Adjunto da UFSCar, São Carlos, Gestor de EaD/SEaD-UFSCar, Líder do Grupo Horizontes (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens - UFSCar) 
Publicado
2013-12-17
Como Citar
Mill, D. (2013). Análise da educação a distância como interseção entre a formação docente, as tecnologias digitais e a pós-graduação. Educação Em Perspectiva, 4(2). https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.413
Seção
Dossiê