BUROCRACIA E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PAR EM PIRAPORA/MG

Autores

  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida UNIMONTES
  • José Normando Gonçalves Meira UNIMONTES
  • Márcio Antônio Silva UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.523

Palavras-chave:

Burocracia, Educação, Plano de Ações Articuladas

Resumo

Este artigo relaciona o conceito de burocracia à educação, enfocando o Plano de Ações Articuladas – PAR, no município de Pirapora-MG.  Analisa resultados parciais da pesquisa concernentes à fase de implantação do plano no município e tem o pensamento de Weber (1999) como referência. O objetivo é verificar coerência daquele processo com o modelo burocrático. Como não existem “tipos puros” (WEBER, 1999), analisar-se-á também, o aspecto de que, nele, a burocracia é negada e, nesse caso, quais “tipos” lembrados. A pesquisa é documental, analisando documentos legais referentes ao PAR e materiais produzidos  no processo da implantação, além dos discursos dos gestores. Conclui-se, nessa fase da pesquisa, que, mesmo sem uma fundamentação teórica referente ao tema,os gestores municipais esforçam-se para que os princípios da burocracia moderna já instalados no imaginário social sejam norteadores de suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, UNIMONTES

Professora do Departamento de Educação (UNIMONTES). Mestre em Desenvolvimento Social pelo      PPGDS - UNIMONTES. Doutoranda em Educação na UFMG.

José Normando Gonçalves Meira, UNIMONTES

Professor do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais(UNIMONTES). Doutor em História da Educação pela PUC-SP.

Márcio Antônio Silva, UNIMONTES

Professor do Departamento de Educação ( UNIMONTES). Doutor em Fundamentos da Educação pela UFSCAR. Pesquisador na área de       Políticas públicas educacionais e gestão escolar.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

NOGUEIRA DE CASTRO E ALMEIDA, S. P.; GONÇALVES MEIRA, J. N.; SILVA, M. A. BUROCRACIA E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PAR EM PIRAPORA/MG. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.523. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6689. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos