BUROCRACIA E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PAR EM PIRAPORA/MG
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.523Keywords:
Burocracia, Educação, Plano de Ações ArticuladasAbstract
Este artigo relaciona o conceito de burocracia à educação, enfocando o Plano de Ações Articuladas – PAR, no município de Pirapora-MG. Analisa resultados parciais da pesquisa concernentes à fase de implantação do plano no município e tem o pensamento de Weber (1999) como referência. O objetivo é verificar coerência daquele processo com o modelo burocrático. Como não existem “tipos puros” (WEBER, 1999), analisar-se-á também, o aspecto de que, nele, a burocracia é negada e, nesse caso, quais “tipos” lembrados. A pesquisa é documental, analisando documentos legais referentes ao PAR e materiais produzidos no processo da implantação, além dos discursos dos gestores. Conclui-se, nessa fase da pesquisa, que, mesmo sem uma fundamentação teórica referente ao tema,os gestores municipais esforçam-se para que os princípios da burocracia moderna já instalados no imaginário social sejam norteadores de suas ações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.