“MINHA RELIGIÃO NÃO PERMITE”: O FUNCIONAMENTO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA ENTRE JOVENS

Autores

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.543

Palavras-chave:

Educação, cidadania, juventudes

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar sentidos de cidadania nas falas de jovens, estudantes das escolas públicas. Esses sentidos, que não são opostos e nem totalmente consonantes as propostas estatais e laicas, estão no escopo desta investigação e foram lidos a partir de uma arqueologia e genealogia, ou seja, de um campo capaz de evidenciar as discursividades no tempo e trazer à tona os sentidos funcionando no lugar onde os sujeitos os operam. Esse olhar fez aparecer sentidos dos discursos de cidadania entre os jovens, respondendo as expectativas da educação proposta pelo Estado brasileiro, mas distante do laico, implicados nos agenciamento coletivo da religião, mostrando que tanto a cultura escolar quanto a religiosa se interseccionam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Alvarenga Sena Venera, Universidade da Região de Joinville

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultura e Sociedade, ambos da Univille

Downloads

Publicado

2015-10-02

Como Citar

VENERA, R. A. S. “MINHA RELIGIÃO NÃO PERMITE”: O FUNCIONAMENTO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA ENTRE JOVENS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.543. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6705. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos