“MINHA RELIGIÃO NÃO PERMITE”: O FUNCIONAMENTO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA ENTRE JOVENS

Autores/as

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.543

Palabras clave:

Educação, cidadania, juventudes

Resumen

Este artigo tem como objetivo problematizar sentidos de cidadania nas falas de jovens, estudantes das escolas públicas. Esses sentidos, que não são opostos e nem totalmente consonantes as propostas estatais e laicas, estão no escopo desta investigação e foram lidos a partir de uma arqueologia e genealogia, ou seja, de um campo capaz de evidenciar as discursividades no tempo e trazer à tona os sentidos funcionando no lugar onde os sujeitos os operam. Esse olhar fez aparecer sentidos dos discursos de cidadania entre os jovens, respondendo as expectativas da educação proposta pelo Estado brasileiro, mas distante do laico, implicados nos agenciamento coletivo da religião, mostrando que tanto a cultura escolar quanto a religiosa se interseccionam.

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Biografía del autor/a

Raquel Alvarenga Sena Venera, Universidade da Região de Joinville

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultura e Sociedade, ambos da Univille

Publicado

2015-10-02

Cómo citar

VENERA, R. A. S. “MINHA RELIGIÃO NÃO PERMITE”: O FUNCIONAMENTO DOS SENTIDOS DE CIDADANIA ENTRE JOVENS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.543. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6705. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos